O Teu Parlamento
Newsletter Nº52 Setembro 2019
 
Arte

"SARCÓFAGO" DE MIGUEL REBELO

Miguel Rebelo é o autor da obra intitulada de “Sarcófago” e que está exposta na Delegação da Assembleia Legislativa na ilha de São Miguel. 

As obras de Miguel Rebelo caracterizam-se pelo trabalho prévio que o artista estampou nas suas telas, raspando e lacerando a superfície de maneira exaustiva até obter uma base densa e profunda. As suas pinturas representam um mundo abstrato onde o autor revela, surpreendentemente, um elemento chave de acesso à realidade, como um remo, um olho ou uma janela, que permite ao espectador penetrar nas mais diversas metáforas visuais.

Miguel Rebelo, neto do pintor Domingos Rebelo, nasceu em Ponta Delgada em 1957. Aos 12 anos emigrou, juntamente com a família, para o Québec, no Canadá. Entre 1984 e 1990 fez o Bacharelato em Artes Plásticas na Universidade do Québec, em Montreal. Realizou várias exposições em Portugal e no Canadá, destacando-se a exposição realizada na conceituada Galeria 111, em Lisboa e no Porto. Participou em diversas feiras de arte internacional como na famosa ARCO, em Madrid. Em 2002, numa exposição em Macau, chegou a ser escolhido como um dos cinco pintores portugueses mais promissores do século XXI. Miguel Rebelo faleceu a 2 de janeiro de 2016, com 58 anos.


Biblioteca da ALRAA

CANTOS POPULARES DO ARQUIPÉLAGO AÇORIANO

"Cantos Populares do Arquipélago Açoriano. Coligidos e anotados por Teófilo Braga" é uma obra incontornável para o estudo do folclore literário açoriano e um importante instrumento de trabalho da literatura oral açoriana.

O presente volume compõe-se em duas partes, representadas, respetivamente, pelo Cancioneiro e pelo Romanceiro de Aravias. De acordo com Teófilo Braga, as duas partes caracterizam-se por uma que "é atual, móvel, continuamente em elaboração, porque é um eco da vida, da linguagem das paixões e dos sentimentos de hoje; a outra é tradicional, histórica, em desarmonia com os costumes presentes, mas repetida ainda religiosamente como lembrança de costumes e sucessos que já passaram. O cancioneiro é a parte lírica; o romanceiro a parte épica, e a de mais importância."

Esta obra, que foi editada pela primeira vez há 150 anos, apresenta uma recolha exaustiva realizada pelo etnógrafo jorgense João Teixeira Soares de Sousa que, por volta de 1851, os começou a recolher na ilha de S. Jorge com o propósito de os enviar a Almeida Garret que na época preparava a edição do segundo e terceiro tomo do seu Romanceiro. No entanto, Garret veio a falecer em 1854 e Teixeira Soares acabou por oferecer os seus materiais a Teófilo Braga, no mesmo ano em que este publicara o seu Romanceiro Geral.

Em 1982, numa iniciativa da Universidade dos Açores, foi publicada uma 2ª edição desta obra aquando das celebrações do 1º centenário do falecimento de João Teixeira Soares de Sousa e promovidas pela então Secretaria Regional da Educação e Cultura. Com esta publicação pretendeu-se homenagear o ilustre historiador e etnógrafo jorgense e, no fundo, prestar justiça e reconhecimento ao verdadeiro e principal coletor destes cantos populares açorianos.


Notícia

PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA PRESIDIU À TOMADA DE POSSE DO PRESIDENTE DO CONSELHO ECONÓMICO E SOCIAL DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES

O economista Gualter Furtado tomou posse, no passado dia 1 de julho, como presidente do Conselho Económico e Social da Região Autónoma dos Açores, cargo para o qual foi eleito na sessão plenária de 4 de junho.

O Conselho Económico e Social da Região Autónoma dos Açores, criado pelo Decreto Legislativo Regional n.º 8/2018/A e previsto no artigo 131º do Estatuto  Político-Administrativo da Região Autonoma dos Açores,  é o órgão colegial independente de caráter consultivo, que tem por objetivo fomentar o diálogo entre o poder político e a sociedade civil para matérias de caráter económico, laboral, social e ambiental.

A presidente da Assembleia Legislativa Regional, Ana Luís, que presidiu à cerimónia de Tomada de Posse, referiu que este órgão "agrega em si mesmo representantes dos mais diversos domínios da sociedade civil" e a tomada de posse de Gualter Furtado representa uma "nova etapa" no "reforço do caminho de proximidade e diálogo" do conselho.


Evento

31ª EDIÇÃO DA REGATA ATLANTIS CUP – REGATA DA AUTONOMIA

       

Decorreu entre os dias 28 de julho e 3 de agosto, a 31.ª Edição da Regata Atlantis Cup – Regata da Autonomia que, após ter cumprido nos últimos três anos o desígnio de ligar as nove ilhas do arquipélago, voltou, este ano, ao seu formato inicial, ligando as ilhas de Santa Maria, São Miguel, Terceira, Faial, e percorrendo um total de 217 milhas náuticas.

A Regata, que contou com a participação de 22 embarcações e cerca de 80 velejadores, teve início em Vila do Porto, rumou a Ponta Delgada e, posteriormente, a Angra do Heroísmo, e, como habitualmente, terminou na cidade da Horta.

Sagraram-se vencedores da Classe Open da 31ª Edição da Regata Atlantis Cup – Regata da Autonomia as seguintes embarcações: em terceiro lugar, Ventosga de Leonel Carvalho, em segundo lugar, Soraya de Frederico Rodrigues e, em primeiro lugar, Phileas Fogg III de José Paulo da Costa Caseiro.

Na classe ORC, o terceiro lugar foi conquistado pela embarcação Celtic Dream de João Reis, tendo, o segundo lugar sido atribuído a Gustave de José Giraldin, e o primeiro lugar a Hexentric de José Henrique de Sousa Freitas.

Como referiu a Presidente da Assembleia Legislativa durante o jantar da entrega de prémios, a Regata Atlantis Cup assume-se, cada vez mais, como um evento que tem um papel preponderante na promoção do arquipélago e deve, por isso, constituir-se como o melhor veículo para a divulgação do mar dos Açores. Ana Luís congratulou todos os participantes e desejou que no futuro possamos  “afirmar que a Atlantis Cup – Regata da Autonomia é a embaixadora do mar dos Açores” e que, cada vez mais, “esta Regata materialize o sentido da Autonomia quando une todos no mesmo barco, contornando obstáculos e avançando nas ondas de feição, com um único objetivo: chegar a bom porto e celebrar mais uma travessia!”.


Iniciativas Legislativas

Decreto Legislativo Regional n.º 15/2019/A - Diário da República n.º 134/2019, Série I de 2019-07-16

Recuperação do tempo de serviço prestado em Funções Docentes para Progressão na Carreira

Decreto Legislativo Regional n.º 16/2019/A - Diário da República n.º 139/2019, Série I de 2019-07-23

Estabelece os Princípios Orientadores da Organização e da Gestão Curricular da Educação Básica para o Sistema Educativo Regional

Decreto Legislativo Regional n.º 17/2019/A - Diário da República n.º 140/2019, Série I de 2019-07-24

Primeira alteração ao Decreto Legislativo Regional n.º 13/2010/A, de 7 de abril, relativo à suspensão parcial do Plano de Ordenamento Turístico da Região Autónoma dos Açores (POTRAA), aprovado pelo Decreto Legislativo Regional n.º 38/2008/A, de 11 de agosto

Decreto Legislativo Regional n.º 18/2019/A - Diário da República n.º 148/2019, Série I de 2019-08-05

Conselho da Diáspora Açoriana

Decreto Legislativo Regional n.º 19/2019/A - Diário da República n.º 149/2019, Série I de 2019-08-06

Aprova o Programa de Eficiência Energética na Administração Pública.

Decreto Legislativo Regional n.º 20/2019/A - Diário da República n.º 150/2019, Série I de 2019-08-07

Segunda alteração ao Decreto Legislativo Regional n.º 32/2008/A, de 28 de julho, Regime Jurídico de Reserva Agrícola Regional

Decreto Legislativo Regional n.º 21/2019/A - Diário da República n.º 151/2019, Série I de 2019-08-08

Define a estratégia para a implementação da mobilidade elétrica nos Açores


Aconteceu
  

10 de julho
Um grupo de alunos finalistas da Creche e Jardim de Infância “O Golfinho”, da Casa de Providência de São José da Calheta, São Jorge, visitou a sede da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

  

18 de julho
A Presidente da Assembleia Legislativa recebeu, em audiência de apresentação de cumprimentos, a nova Direção da AJIFA - Associação de Jovens da Ilha do Faial, na Sede do Parlamento Açoriano.

  

24 de julho
A Presidente da Assembleia Legislativa recebeu, em audiência de apresentação de cumprimentos, o Chefe do Estado-Maior do Exército, General José Nunes da Fonseca, na Sede do Parlamento Açoriano.

  

29 de julho
A Presidente da Assembleia Legislativa recebeu, em audiência de apresentação de cumprimentos, a nova Cônsul dos Estados Unidos da América nos Açores, Kathryn Ryan Hammond, na Sede do Parlamento Açoriano.

  

30 de agosto
Os participantes na Universidade de Verão do PSD visitaram a Sede da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

  
Vai Acontecer
  

10 a 13 de setembro
Período Legislativo de setembro de 2019.

  
Pensamento:
Escreve, se puderes, coisas que sejam tão improváveis como um sonho, tão absurdas como a lua-de-mel de um gafanhoto e tão verdadeiras como o simples coração de uma criança.
Ernest Hemingway
  
 

Assembleia Legislativa da Região Autónomados Açores
Copyright © 2019 ALRAA Todos os direitos reservados.
Remover Subscrição Newsletter