O Teu Parlamento
Newsletter Nº41 Setembro 2018
 
Arte

“MARINA DO FAIAL” DE ADÉLIA BARROS

  Adélia Cabral de Barros é a autora do quadro "Marina do Faial", uma das obras de arte que está patente na Cedars House.

  Nesta pintura a óleo sobre tela, Adélia Barros perpetuou um dos ex-líbris da cidade da Horta, a sua Marina, inaugurada em 1986 e que anualmente acolhe milhares de velejadores de várias nacionalidades que cruzam o Atlântico, tornando-a na quarta marina mais movimentada do mundo. Sendo largamente afamada entre os velejadores de todo o mundo, a Marina da Horta é uma verdadeira galeria de arte internacional que resultou da superstição que foi criada: “aqueles que fizerem escala no porto da Horta e não pintarem nada de alusivo ao seu barco, vão ter problemas na sua viagem de regresso”.

  Adélia Cabral de Barros é natural da freguesia de Vila Marim do concelho de Mesão Frio. Durante a sua vida colegial estudou em Lamego e Vila Real, onde realizou o magistério primário e onde lecionou por mais de quatro décadas. Depois de se aposentar, dedicou-se à pintura e à escrita. Para a autora, pegar numa tela é fazer nascer uma obra que transparece os seus estados de alma, onde as cores vivas refletem as suas alegrias e as cores escuras as suas tristezas.



Biblioteca da ALRAA

“THE WONDERFUL BATTLE OF THE BRIG GEN. ARMSTRONG AT FAIAL,1814"

  Esta publicação, editada pelo Observatório do Mar dos Açores em 2015, resultou do Colóquio “The Wonderful Battle of the Brig Gen. Armstrong at Faial, 1814. No Bicentenerário do combate naval ocorrido na Baía da Horta a 27 de setembro de 1814”, que decorreu na cidade da Horta, a 27 de setembro de 2014, para comemorar os 200 anos de um invulgar acontecimento com grande relevância histórica.

  Esta batalha naval, protagonizada pelo brigue corsário americano “General Armstrong” e por uma esquadra britânica comandada pelo Comodoro Robert Lloyd, decorreu em porto neutral e desencadeou um longo processo diplomático entre Portugal, Inglaterra e os EUA, que só estaria concluído com a arbitragem de Luís Napoleão a favorecer os EUA, em 1851.

  Recordar esta batalha permite evocar a relação marítima secular com o Atlântico, onde a Horta assumiu um papel estratégico decisivo a partir do século XVII. Permite, também, lembrar a relação privilegiada com o continente americano, anterior à independência dos EUA, que teve no século XIX um período especialmente fértil de intercâmbio com a baleação, por um lado, e com a emigração, por outro.

Este livro reúne as comunicações do Colóquio que contou com a presença de historiadores açorianos e americanos, que abordaram uma variedade de temas centrados na batalha e nos acontecimentos que lhe sucederam.



Notícia

ATLANTIS CUP – REGATA DA AUTONOMIA
ASSINALOU 30 ANOS

  Decorreu entre os dias 29 de julho e 5 de agosto a 30.ª Edição da Atlantis Cup – Regata da Autonomia. Composta por três etapas, a Regata centrou-se este ano na navegação entre as ilhas do Pico, Graciosa e Terceira, cumprindo assim o desafio de ligar as nove ilhas do arquipélago açoriano, desafio lançado pela Presidente da Assembleia Legislativa em 2013.

  Esta edição contou com a participação de 22 embarcações e 86 velejadores que navegaram, no total, 198 milhas náuticas divididas por três etapas: a primeira etapa largou da Madalena do Pico rumo a Angra do Heroísmo, sendo que a segunda etapa saiu da Praia da Vitória até à Praia da Graciosa e deste porto até à Horta, cumprindo-se, assim, a última etapa.

  Durante o jantar de entrega de prémios, que decorreu no dia 7 de agosto, na cidade da Horta, a Presidente da Assembleia Legislativa, Ana Luís, afirmou que este ano esta iniciativa assumiu um carácter distinto pois, como referiu, “concluímos a última etapa de ligação das nove ilhas dos Açores cumprindo, assim, o desafio lançado em 2013, aquando dos 25 anos da Regata Atlantis Cup, fazendo com que esta, que é a Regata da Autonomia, represente ainda melhor a nossa Autonomia em nove ilhas repartida e nove vezes unida no conceito de Região, tal como referi em 2016 ano em que se iniciou este novo figurino.”

  Na 30ª. Edição da Atlantis Cup – Regata da Autonomia sagraram-se vencedores da Classe Open as seguintes embarcações: em terceiro lugar, Allegro Vivace de Duarte Barcelos; em segundo lugar, o veleiro Trovão de José Salgado; e em primeiro lugar, Algebar de Nuno Maria Gameiro. Na classe ORC o terceiro lugar foi conquistado pela embarcação Celtic Dream de João Reis, o segundo lugar foi atribuído a 4Xcape de Luis Quintino Duarte e o primeiro lugar a Quinas de Marco Peixoto.



Evento

PARLAMENTO AÇORIANO RECEBEU A EXPOSIÇÃO DO PROJETO "OS PEQUENOS CIDADÃOS DA ILHA"

  A exposição do projeto “Os Pequenos Cidadãos da Ilha” esteve patente no átrio da Assembleia Legislativa no passado mês de julho. Nesta mostra, foram apresentados os jogos e as atividades lúdicas criadas para o efeito e que tiveram como principal objetivo a educação para a cidadania e para a formação de crianças responsáveis, autónomas e solidárias.

  Este projeto, que decorreu durante o ano letivo de 2017/2018, foi uma iniciativa do departamento do Pré-Escolar da Escola Básica e Integrada da Horta, ao qual, a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores se associou como parceiro.

  Entre os dias 11 de janeiro e 29 de maio, o Parlamento Açoriano recebeu, na sua sede, cerca de 320 crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos, provenientes das 10 escolas públicas que constituem a EBI da Horta e do Jardim de Infância “O Castelinho” - Lar das Criancinhas. Durante a visita as crianças tiveram a oportunidade de aprender sobre o funcionamento da Assembleia Legislativa e conviver com conceitos como autonomia e democracia.



Iniciativas Legislativas

Decreto Legislativo Regional n.º 8/2018/A - Diário da República n.º 128/2018, Série I de 2018-07-05

Conselho Económico e Social da Região Autónoma dos Açores

Decreto Legislativo Regional n.º 9/2018/A - Diário da República n.º 128/2018, Série I de 2018-07-05

Define os termos da afetação dos resultados líquidos dos jogos sociais explorados pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa atribuídos ao Governo Regional dos Açores

Decreto Legislativo Regional n.º 10/2018/A - Diário da República n.º 165/2018, Série I de 2018-08-28

Regime jurídico da venda e consumo de bebidas alcoólicas na Região Autónoma dos Açores

Decreto Legislativo Regional n.º 11/2018/A - Diário da República n.º 165/2018, Série I de 2018-08-28

Cria o Paleoparque de Santa Maria



Aconteceu

4 de julho
A Presidente da Assembleia Legislativa esteve presente na Sessão Solene Comemorativa do 185º Aniversário de Elevação da Horta de Vila a Cidade, no Salão Nobre dos Paços do Município da Horta.

  

5 de julho
A Presidente da Assembleia Legislativa recebeu um grupo de alunos da Creche e Jardim de Infância “O Golfinho”, da Casa de Providência de São José da Calheta, São Jorge, que visitaram a sede da Assembleia Legislativa.

  

9 de julho
A Presidente da Assembleia Legislativa recebeu, na sede do Parlamento Açoriano, em audiência de apresentação de cumprimentos, o Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, os Presidentes das Juntas de Freguesia e os Presidentes das Assembleias de Freguesia de Castelo Branco concelho da Horta e de Castelo Branco, da Beira Baixa.

  

9 de julho
Alunos do 9º ano da Escola Secundária da Lagoa, da ilha de São Miguel, visitaram a sede da Assembleia Legislativa no âmbito do projeto Visita de Estudo ao Faial, Pico e São Jorge “3 em 1: três ilhas, uma semana”.

  

12 de julho
Alunos do 9º ano da Escola Secundária Domingos Rebelo, da ilha de São Miguel, visitaram a Assembleia Legislativa no âmbito da comemoração do 60º aniversário do Vulcão dos Capelinhos.

  

20 de julho
A Presidente da Assembleia Legislativa recebeu alunos da Escola Básica e Secundária Padre Maurício de Freitas, da ilha das Flores, que visitaram a Assembleia Legislativa no âmbito de uma visita de estudo.

  

25 de julho
A Presidente da Assembleia Legislativa recebeu, em audiência de apresentação de cumprimentos, o Comandante da Unidade da Guarda Nacional Republicana, Coronel Paulo Jorge Correia Eusébio Messias, na Sede do Parlamento.

  
Vai Acontecer

  

18 a 21 de setembro
Período Legislativo de setembro de 2018.

  

Pensamento:

“A maioria pensa com a sensibilidade, eu sinto com o pensamento. Para o homem vulgar, sentir   
é viver e pensar é saber viver. Para mim, pensar é viver   
e sentir não é mais que o alimento de pensar.”   

Fernando Pessoa     


  
 

Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores
Copyright © 2018 ALRAA. Todos os direitos reservados.