O Teu Parlamento
Newsletter Nº38 Maio 2018
 
Arte

JOSÉ NUNO DA CÂMARA PEREIRA

  Esta é uma das dezasseis obras do artista açoriano, José Nuno da Câmara Pereira, que integra a Coleção de Arte da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e que está exposta na Sala de Convívio da sede do Parlamento Açoriano.

  O percurso artístico de José Nuno da Câmara Pereira é marcado pela sua versatilidade com diferentes materiais e matéria. Nesta obra, o artista transporta-nos para a celebração e evocação da Terra, dos vulcões, da lava e do caos. Numa fase de experiencialismo com o poliuretano em espuma que permitiu criar diferentes relevos e texturas, José Nuno deixou bem presente a sua inspiração nas raízes atlânticas e na açorianidade.

  Natural da ilha de Santa Maria, José Nuno da Câmara Pereira cedo se afirmou no quadro artístico português, tornando-se num dos mais importantes artistas plásticos nacionais. Realizou e participou em numerosas exibições e instalações individuais e coletivas, no país e no estrangeiro e efetuou diversas instalações em edifícios públicos na Região. Em 2016, a convite da Direção Regional da Cultura, o artista açoriano apresentou a sua última exposição no Centro de Artes Contemporâneas – Arquipélago intitulada “Um Sísifo Feliz”, uma exposição retrospetiva onde recriou várias das suas obras efémeras que marcaram o seu percurso artístico.

  Foi distinguido, em 2010, pela Assembleia Legislativa e pelo Governo da Região Autónoma dos Açores com a Insígnia Autonómica de Reconhecimento, distinção atribuída no Dia da Região Autónoma dos Açores. Na Sessão Plenária de março a Assembleia Legislativa aprovou, por unanimidade, um Voto de Pesar, nos termos regimentais e estatuários aplicáveis, pelo falecimento de José Nuno “o criador das ilhas” e o artista mais representado na Coleção de Arte do Parlamento Açoriano.

  

Biblioteca da ALRAA

ESPÍRITO SANTO EM FESTA

  “Espírito Santo em Festa” é uma obra da coautoria de Aurélia Armas Fernandes e Manuel Fernandes.

  Neste livro, os autores apresentam uma descrição alargada sobre o culto do Espírito Santo, abordando os vários elementos da sua devoção e das suas celebrações, desde a sua origem, à sua simbologia, às várias dimensões festivas nas ilhas açorianas até às referências das Festas na Madeira, Continente e Brasil. 

  Este trabalho é, sem dúvida, indispensável para quem tem o propósito de compreender a simbologia e o significado das práticas e cerimonial do Espírito Santo em termos de matriz original e a partir da qual evoluíram as formas que hoje vivenciamos.

  O culto ao Espírito Santo constitui para os Açorianos a devoção mais enraizada e pelo qual vivem uma elevada celebração que remonta ao povoamento das ilhas açorianas e que, ainda hoje, mobiliza a generalidade dos açorianos, quer no arquipélago, quer na diáspora.

  

Notícia

CRIADO GRUPO DE TRABALHO PARA REVER O REGIMENTO DO PARLAMENTO AÇORIANO

  No passado dia 17 de abril foi constituído, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, um Grupo de Trabalho, que integra representantes de todos os Grupos e Representações Parlamentares, para efetuar a revisão do Regimento do Parlamento Açoriano.

  O Grupo de Trabalho terá como missão compilar e analisar todos os contributos com o objetivo de elaborar um projeto de Resolução para submeter o novo Regimento à apreciação do Plenário. Pretende-se com esta revisão atualizar o Regimento da Assembleia à nova realidade parlamentar fazendo face às necessidades que surgiram com a atual constituição do Parlamento.

  O Regimento da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores define um conjunto de regras e procedimentos que foram definidos pela Resolução n.º15/2003 de 26 de novembro e alterados pela Resolução n.º3/2009/A, de 14 de janeiro.

Evento

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA ASSOCIOU-SE AOS XXV ENCONTROS FILOSÓFICOS

  Os XXV Encontros Filosóficos, que decorreram entre os dias 16 e 20 de abril no Faial, Pico e São Jorge, este ano com o tema "Estar no Mundo: Vias para uma Sociedade Sustentável", lançou o debate e a reflexão política, social, cultural e biológica sobre o bem-estar presente e futuro da humanidade e de toda a existência no nosso planeta, que deve ser desenvolvido com equilíbrio e sem comprometer irreversivelmente a natureza e a riqueza da sua biodiversidade.

  Ana Luís, que presidiu à abertura dos Encontros Filosóficos, no seu discurso destacou o papel desta iniciativa para a dinâmica socioeducativa e cultural dos Açores, e da ilha do Faial em particular, num projeto que tem reunido um conjunto de personalidades nacionais e internacionais, que partilham o seu saber e experiência com a comunidade escolar e civil. Neste âmbito, a Presidente da Assembleia saudou a Escola Secundária Manuel de Arriaga e os sucessivos Conselhos Executivos, que ao longo destes vinte e cinco anos, consecutivamente, têm garantido a realização do evento e, por fim, enalteceu todo o empenho e dedicação dos que organizam o evento que é o verdadeiro motor para estimular o pensamento, a reflexão e o debate.


Aconteceu

13 de abril
No âmbito do projeto "Os Pequenos Cidadãos da Ilha", as crianças da turma A do ensino pré-escolar da EB1/JI da Feteira e da turma C da EB1/JI dos Flamengos visitaram a sede da Assembleia Legislativa.

  

19 de abril
A Presidente da Assembleia Legislativa recebeu, em audiência de apresentação de cumprimentos, D. José Avelino Bettencourt, Arcebispo Titular de Cittanova, na sede do Parlamento Açoriano.

  

20 de abril
A Presidente da Assembleia Legislativa recebeu, em audiência de apresentação de cumprimentos, o Chefe do Estado-Maior do Exército, General Frederico José Rovisco Duarte, na sede do Parlamento Açoriano.

  

24 de abril
No âmbito do projeto "Os Pequenos Cidadãos da Ilha", as crianças das turmas A e B do ensino pré-escolar da EB1/JI dos Flamengos visitaram a sede da Assembleia Legislativa.

  

25 de abril
O Vice-Presidente da Assembleia, Luís Garcia, esteve presente no 44º Aniversário do 25 de Abril de 1974, na Sala das Sessões da Assembleia da República, em Lisboa.



  
Vai Acontecer

  

2 e 4 de maio
No âmbito do projeto "Os Pequenos Cidadãos da Ilha", as crianças das turmas dos 4 e 5 anos do Jardim de Infância “O Castelinho” – Lar das Criancinhas da Horta visitam a sede da Assembleia Legislativa.

  

14 de maio
Apresentação Pública da Revista Povos e Culturas Nº21 – “A Ilha em Nós” editada pelo Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa da Universidade Católica Portuguesa, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, na Horta.

  

15 a 18 de maio
Período Legislativo de maio de 2018.

  

21 de maio
Comemorações do Dia da Região Autónoma dos Açores.

  

Pensamento:"As festas do Espírito Santo enchem a Primavera das ilhas de um movimento fantástico, como se homens e mulheres, imitando os campos, florissem."

Vitorino Nemésio     


  
 

Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores
Copyright © 2018 ALRAA. Todos os direitos reservados.