O Teu Parlamento
Newsletter Nº27 Maio 2017
 
Arte

VÍTOR BOGA E A COMUNIDADE DO CANAL

  Vítor Boga, artista plástico alentejano que residiu durante alguns anos na Ilha do Pico, é o autor da obra que a Assembleia Legislativa ostenta na Residência Oficial da Presidente da Assembleia Legislativa, a Cedars House.

  Durante o período em que Vítor Boga viveu nos Açores, a identidade cultural açoriana serviu-lhe de inspiração para as suas obras, chegando mesmo a realizar a exposição intitulada “Açorianidade”. Nesta obra o autor explora a relação entre o canal Faial - Pico, exaltando a “comunidade do canal” que sobre os tons de azul, simbolizando o mar, apresenta elementos identitários das vivências culturais e económicas, do passado e do presente, destas duas comunidades.

  Vítor Boga participa em exposições coletivas e individuais desde 1970 em Setúbal, Lisboa, Faro, Batalha, São Miguel, São Jorge, Faial, Graciosa, Terceira e Pico. Vítor Boga nasceu no Alentejo, em 1950, viveu em Setúbal e posteriormente, até 2008, na Ilha do Pico.


Evento

DESDOBRÁBREL PARA OS VISITANTES DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

  A Assembleia Legislativa lançou em abril um desdobrável bilingue para distribuição gratuita a todos os visitantes do edifício sede da Assembleia Legislativa.

  A abertura do Parlamento Açoriano à população que o deseja visitar é um dos objetivos que a atual legislatura tenciona alcançar. Desta forma pretende-se aproximar o cidadão das instituições e fomentar a reflexão sobre temas atuais, tais como os valores de cidadania ou da autonomia regional. Para isso, a Assembleia Legislativa conferiu uma nova organização e definiu um guião para as visitas, com o objetivo de salientar os aspetos mais emblemáticos dos vários espaços, da atividade e das competências do Parlamento.

  As visitas guiadas, que se realizam diariamente em dois períodos distintos (manhã: 10:30-11:30 e tarde: 15:30-16:30), permitem dar a conhecer o edifício de arquitetura contemporânea, símbolo da autonomia açoriana e onde a arte exprime a açorianidade. Os visitantes têm ainda a oportunidade de conhecer a emblemática e atrativa Sala do Plenário onde recebem informações sobre a atividade do Parlamento Açoriano.


Documento

“AS ILHAS DESCONHECIDAS - NOTAS E PAISAGENS” DE RAUL BRANDÃO

  Publicada em 1926, esta obra é produto das notas tiradas pelo escritor durante a viagem que realizou aos Açores e à Madeira, entre 8 de junho e 29 de agosto de 1924, na companhia de outros intelectuais, entre os quais se destaca Vitorino Nemésio.

  Segundo António Machado Pires, que escreveu o Prefácio da obra reeditada em 2009 pela editora Artes e Letras, esta obra é um exemplar do impressionismo de Raúl Brandão referindo-se ao escritor como “ele que queria ser pintor, ele que experimentou lições com o próprio Columbano.” Na realidade, foram as cores predominantes nas ilhas que mais impressionaram o escritor, que as captou com obsessão e registou na descrição da paisagem insular. Raul Brandão escreveu na introdução da obra que “este livro é feito de notas de viagem, quase sem retoques. […] Não poder eu pintar com palavras alguns dos sítios mais pitorescos das ilhas, despertando nos leitores o desejo de os verem com os seus próprios olhos.” Na verdade, este é um retrato quase centenário das ilhas, mas, no entanto, ainda hoje promove no leitor o desejo de visitar o arquipélago.


Notícia

AÇORES NA CONFERÊNCIA DAS ASSEMBLEIAS LEGISLATIVAS REGIONAIS EUROPEIAS

  A Presidente da Assembleia, Ana Luís, participou na reunião da Comissão Permanente da Conferência das Assembleias Legislativas Regionais da Europa (CALRE), realizada no dia 6 de abril, em Bruxelas.

  Durante este encontro, foi apresentado o Programa de Trabalho da CALRE para o corrente ano, que assenta nas comemorações do 60.º aniversário dos Tratados de Roma e do 20.º aniversário da Declaração de Oviedo que constituiu a CALRE, assim como nos desafios que atualmente se colocam à União Europeia e que relançam o debate acerca do papel das Regiões na Europa. Em 2017, a CALRE propõe-se a fortalecer os laços entre os seus membros, reforçar as relações desta instituição com as instâncias europeias, manter a agenda de conexão com outras associações regionais, contribuir para o desenvolvimento do projeto comum europeu e desenvolver mecanismos de promoção da participação dos cidadãos junto às instituições parlamentares.

   Em destaque esteve a iniciativa do Comité das Regiões “Refletir sobre a Europa”, apresentada pelo Primeiro Vice-Presidente Karl-Heinz Lambertz, que estimula a apresentação de opiniões, pensamentos e ideias sobre o futuro da União Europeia, através da realização de eventos locais em toda a Europa, sobretudo sob a forma de “debates de cidadãos”. Karl-Heinz Lambertz sublinhou a importância desta iniciativa pois encara que é a partir da reflexão sobre os desafios que se apresentam atualmente à União Europeia que se sensibilizam os cidadãos para uma participação ativa.

  Foi, ainda, aprovada a Declaração conjunta das Assembleias e Parlamentos da CALRE por ocasião do Dia da Europa que afirma que os Parlamentos das regiões da Europa se comprometem a promover e a reafirmar o seu papel central como um elo necessário entre os cidadãos e as instituições da União Europeia. Neste documento, foram aprovadas as emendas propostas por Ana Luís, que realçam o desenvolvimento de oportunidades de crescimento económico e social para as regiões mais ultraperiféricas da União Europeia.

   A primeira reunião da Comissão Permanente da Conferência das Assembleias Legislativas Regionais Europeias (CALRE) reuniu os Presidentes de nove parlamentos regionais de sete países europeus – Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Finlândia, Itália e Portugal.

Iniciativas Legislativas Publicadas

Decreto Legislativo Regional n.º 2/2017/A - Diário da República n.º 72/2017, Série I de 2017-04-11 - Altera o Regulamento de Concurso do Pessoal Docente da Educação Pré-Escolar e Ensinos Básico e Secundário.

Decreto Legislativo Regional n.º 3/2017/A - Diário da República n.º 74/2017, série I de 2017-04-13 - Orçamento da Região Autónoma dos Açores para o ano 2017

Parlamento Sustentável

  No sentido de aprofundar uma maior consciência e consequente prática de ações direcionadas para a prevenção e resolução de problemas ambientais, o Plenário da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores recomendou a criação de um plano de gestão dos resíduos da Assembleia e de todas as suas delegações [Resolução da Assembleia Legislativa Regional dos Açores nº5/2005/A de 08-06-2005 – “Para uma Assembleia amiga do ambiente”].

  Neste âmbito várias medidas têm vindo a ser tomadas, entre as quais destacamos as propostas para a utilização racional de materiais, mais concretamente, as propostas para uma economia racional de papel. Assim, para reduzir o uso do papel, implementou-se nos serviços da Assembleia Legislativa a circulação digital da documentação distribuída pelos grupos parlamentares e deputados, abandonou-se internamente determinados formulários físicos que foram substituídos por formulários digitais sustentados em programas eletrónicos próprios e fomentou-se a utilização de papel reciclado.

  A atividade de qualquer organização tem um impacto no meio ambiente em que se insere. É por isso importante promover a sustentabilidade ambiental através da adoção de práticas de prevenção e redução da poluição e de outros problemas ambientais, otimizando os recursos disponíveis.

Aconteceu
9 de abril
A Presidente da Assembleia Legislativa esteve presente na Sessão Solene de Encerramento das Comemorações alusivas aos 100 Anos do Edifício do Teatro Faialense, na Horta.
  
24 de abril
Visita da turma do 9º ano da Escola Secundária Antero de Quental, de Ponta Delgada, no âmbito de uma visita de estudo à ilha do Faial.
  
25 de abril
O Vice-Presidente da Assembleia, Dionísio Faria e Maia, esteve presente em Representação da Senhora Presidente da ALRAA, na Sessão Solene Comemorativa do 43º Aniversário do 25 de Abril, na Sala das Sessões da Assembleia da República, em Lisboa.
  
27 de abril
A Presidente da Assembleia Legislativa recebeu, no edifício sede da Assembleia Legislativa, em audiência de cumprimentos, Gerry Working, descendente da família Dabney.
  
Vai Acontecer

9 de maio
Dia da Europa

  

16 a 19 de maio
Período Legislativo de maio de 2017.

  

Pensamento: (…) “O mar, em toda a amplidão, forma um plano em ângulo agudo com o plano verde da terra — e parece que vai desabar sobre ela.”

Raul Brandão, “As Ilhas Desconhecidas: notas e paisagens”      


  
 

Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores
Copyright © 2015 ALRAA. Todos os direitos reservados.