O Teu Parlamento
Newsletter Nº28 Junho 2017
 
Arte

“AÇOR” DE CARLOS BARREIRA, JOSÉ GRADE E ZULMIRO DE CARVALHO

   A representação material de um açor - símbolo maior do arquipélago - está presente na receção da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores. Carlos Barreira, José Grade e Zulmiro de Carvalho são os autores da escultura “Açor”.

   Esta obra, plena de carga simbólica, é caracterizada pela simplicidade, sobriedade e grandiosidade que caracteriza a obra escultórica destes artistas. Nesta peça, que foi encomendada especialmente para a receção da Assembleia Legislativa, a estrutura material combina o cobre e o basalto negro das ilhas açorianas.

   Carlos Barreira, José Grade e Zulmiro de Carvalho fazem parte de uma geração de escultores portugueses que, nos anos 80 do século XX, lançaram um novo conceito de intervenção espacial, “estabelecendo relações entre a escultura e o ambiente que superavam a até então dominante conceção de que a escultura era apenas um jogo de massas e volumes” [Susana Serpa Silva, 2010]. Como professores na Escola Superior de Belas Artes do Porto, reformularam o ensino da escultura e do desenho.

Os trabalhos destes escultores, tanto em criações individuais como coletivas, encontram-se bem representados em diversas coleções privadas e em locais públicos no território nacional e no estrangeiro.


Evento

DIA DA EUROPA

  No passado dia 9 de maio assinalou-se o Dia da Europa.

  Neste dia, comemora-se a paz e a união do continente europeu, ao mesmo tempo que se recorda e se celebra o tão marcante dia em que, na década de 50, Robert Schumann, o então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, prosseguiu com uma proposta que ficaria conhecida como “Declaração de Schumann”, e que constituiu a génese da União Europeia.

  A “Declaração de Schumann” perspetivava a conceção de uma entidade europeia, integrada por diversos países europeus e incumbida de gerir, enquanto instituição europeia, a produção de carvão e do aço. Assim, a cooperação política fundamental envolvida neste processo constituiria um elo ao mesmo tempo que alienaria qualquer hipótese de eclosão de guerra entre os países europeus envolvidos.

  Deste modo, a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores não pôde deixar de associar-se a tão simbólica e relevante data.

  Ainda por ocasião do dia da Europa, foi aprovada durante a reunião da Comissão Permanente da CALRE, a Declaração conjunta das Assembleias e Parlamentos da CALRE que afirma que os parlamentos das regiões da Europa se comprometem a promover e a reafirmar o seu papel central como um elo necessário entre os cidadãos e as instituições da União Europeia. Neste documento, foram aprovadas as emendas propostas pela Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Ana Luís, que realçam o desenvolvimento de oportunidades de crescimento económico e social para as regiões mais ultraperiféricas da União Europeia.


Documento

“THE HOLY GOST FESTAS” DE TONY P. GOULART

  “The Holy Gost Festas. A Historic Perspective of the Portuguese in California” é uma obra coordenada por Tony P. Goulart e publicada em 2002 pela “Portuguese Chamber of Commerce of California” que testemunha o fervor religioso espontâneo e o tradicionalismo energético das comunidades emigrantes na Califórnia. É, por isso, uma obra de referência e indispensável para a preservação da história dos açorianos naquele estado americano.

  O culto do Divino Espírito Santo assume-se como um dos traços centrais da açorianidade e é o verdadeiro traço cultural unificador das populações das diversas ilhas. Com a emigração açoriana o culto foi levado para o Brasil, para os Estados Unidos e Canadá. Na Califórnia os festejos atingem enormes proporções, com cerca de 90 organizações envolvidas em festividades que reúnem mais de 250 mil pessoas.

  O Espírito Santo é celebrado na Califórnia há quase 150 anos e no sul do estado, em San Diego, é a celebração religiosa étnica mais antiga da cidade, iniciada no século XIX com a chegada das primeiras famílias açorianas. As festas "continuam a ser uma oportunidade para os portugueses de segunda, terceira e quarta gerações se encontrarem e recuperarem a relação com a sua rica herança portuguesa".

Notícia

CIDADÃOS PODEM AGORA DAR O SEU CONTRIBUTO PARA A REFORMA DA AUTONOMIA

  Os cidadãos podem a partir do dia 26 de maio dar o seu contributo para a Reforma da Autonomia Açoriana.
Para isso, a CEVERA, Comissão Eventual para a Reforma da Autonomia, competente nesta matéria, passa a disponibilizar uma plataforma para onde os cidadãos poderão remeter sugestões e contributos que considerem essenciais, contributos estes que serão posteriormente analisados por esta Comissão.

  A CEVERA, constituída em janeiro de 2017, é presidida pelo Deputado e antigo Presidente da ALRAA, Francisco Coelho Lopes Cabral, e tem por objeto o levantamento, diagnóstico, sistematização e consensualização, dum conjunto de medidas jurídico-normativas e político-institucionais, designadamente nos âmbitos da organização política/sistema de governo; do sistema eleitoral e da participação cívica e política; da organização territorial e das relações intrapoderes e na consolidação e reforço do Adquirido Autonómico. Prevê, ainda a determinação e priorização das soluções possíveis e a apresentação de uma proposta à Assembleia Legislativa que identifique as principais matérias e normas que devam ser objeto de intervenção política.

  Assim, todos os contributos e sugestões deverão ser remetidos para o e-mail: cevera_participa@alra.pt

  Para mais informações:
http://www.alra.pt/index.php/cevera


Iniciativas Legislativas Publicadas
Parlamento Sustentável

  Procurar executar uma melhor gestão ambiental do Parlamento açoriano através da adoção de ações mais sustentáveis, seja ao nível energético ou ao nível ambiental, continua a assumir-se como um dos princípios basilares para a concretização de um parlamento mais sustentável.
Os jardins da Assembleia Legislativa arrogam, por isso, um papel fundamental para a concretização desta premissa, enquanto património ambiental natural, que deve ser acautelado e cuidado e enquanto parte integrante desta instituição.

  Assim, constituindo o jardim da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores um ponto de visita obrigatório que apresenta, difunde e valoriza o património natural, histórico e cultural dos Açores assente na ligação secular entre o homem e a natureza, e indo ao encontro do fundamento deste projeto, a Assembleia Legislativa empreendeu um conjunto de medidas para a preservação da flora existente no terreno, implementando espécies naturais dos Açores e criando dessa forma os ambientes sinónimos da identidade açoriana.


Aconteceu
8 e 9 de maio
Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens do Ensino Secundário.
  
  
15 de maio
A Presidente da Assembleia Legislativa presidiu à Sessão Solene do dia da Escola Secundária Manuel de Arriaga, no Auditório António Duarte, na Horta.
  
22 e 23 de maio
Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens do Ensino Básico.
  
24 de maio
A Presidente da Assembleia Legislativa participou na Cerimónia Comemorativa do 18º aniversário da Policia de Segurança Pública, no Teatro Faialense.
  
26 de maio
Um grupo de estudantes da Universidade Aberta visitou a sede da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.
  
Vai Acontecer

5 de junho
Dia da Região Autónoma dos Açores, presidido por Sua Excelência o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Durante a Sessão Solene do Dia da Região serão agraciadas, com as Insígnias Honoríficas Açorianas, 30 individualidades, cidadãos portugueses e estrangeiros e pessoas coletivas, cujas ações hajam contribuído para firmar a identidade do povo açoriano, conforme disposto na Proposta Resolução da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores N.º 002/2017.

Após a Sessão Solene na Assembleia Legislativa, sucede-se o Cortejo em honra do Divino Espírito Santo, o Almoço Comemorativo do Dia da Região e o Cortejo Etnográfico, momentos abertos à participação da população.
Programa do Dia da RAA

  

8 a 12 de junho
A Presidente da Assembleia Legislativa participa nas comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, em São José, na Califórnia.

  

20 a 23 de junho
Período Legislativo de junho de 2017.

  

Pensamento: (…) “A esperança leva-nos à meta.”

“Ésquilo”      


  
 

Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores
Copyright © 2015 ALRAA. Todos os direitos reservados.
Caso não pretenda continuar a receber esta newsletter, clique aqui