O Teu Parlamento
Newsletter Nº18 Julho 2016
Arte

  "Retrato de Natália Correia" é o desenho de Catarina Alves que se encontra exposto na Delegação da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores em Ponta Delgada.

  Natália Correia foi escritora, poetisa, ensaísta, defensora da liberdade e da cultura, tendo-se destacado também no mundo da política.

  Catarina Alves é natural da ilha de São Miguel. Formou-se em Belas-Artes, Escultura, pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa.

  Catarina Alves realizou distintos trabalhos em basalto, nomeadamente, a escultura "Ao Romeiro", na freguesia do Livramento, o conjunto escultórico em basalto "As Mós", que se encontra na rotunda da Pranchinha, em Ponta Delgada, e a escultura em basalto e cimento "Sementes da Candelária", no Jardim da Candelária.

  Participou em diversas exposições individuais bem como coletivas. Está patente em variadas coleções privadas, designadamente, na Câmara Municipal da Ribeira Grande, na Casa do Arcano, na Ribeira Grande, e no Centro de Estudos Natália Correia, em Ponta Delgada.
 

Evento

  O Concerto Solidário, que decorreu na noite de 29 de junho, foi uma homenagem, através da música, poesia, figuração e solidariedade, à ilha das Flores e às suas gentes.

  "Hoje, nesta ilha, a cultura e a solidariedade irão moldar-se, qual lava incandescente, no local aonde os açorianos mais recorrem certos da fé que os move e os salva, dando graças ou pedindo perdão." - referiu a Presidente da Assembleia na sua mensagem, dirigindo-se aos florentinos que afluíram em grande número à Igreja de Nossa Senhora da Conceição.

  O Concerto Solidário das Flores reuniu música e palavras poéticas de inspiração local, numa diversidade de estilos sedutora para a audiência, contando com a participação dos músicos Armando Meireles, Armanda Banha, Arménio Carneiro, José Carneiro, Sandro Soares, Marília Bairos e José Agostinho Serpa, bem como com a participação do grupo de Teatro "A Jangada", alunos da Escola Básica e Secundária das Flores e utentes da Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz das Flores, que homenagearam os poetas Pedro da Silveira, António Maria Gonçalves, Gabriela Silva e Nuno Cabral.

  A solidariedade florentina mostrou-se generosa para com a instituição sorteada: o Centro de Bem Estar Social da Paróquia de Santa Cruz das Flores - O Girassol.

  Por sua vez, no dia 1 de julho realizou-se, na ilha do Corvo, um Serão Solidário, com os corvinos a acorrerem, em grande número, ao Pavilhão Multiusos. Na ocasião, a Presidente da Assembleia referiu que "nesta que é a mais pequena ilha dos Açores, mas grande na sua generosidade e gigante na sua açorianidade concluímos o projeto Parlamento Solidário encerrando de forma simbólica, mas cheia de significado, uma iniciativa que só é possível porque a vossa perseverança é resistente".

  O Serão Solidário foi abrilhantado pela participação da Filarmónica Lira Corvense e do Rancho Folclórico do Corvo.

  Os donativos resultantes da generosidade dos corvinos reverteram em favor da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Corvo.

   

Documento

  "Açorianidade e Autonomia - Páginas Escolhidas" com nota introdutória de Eduardo Ferraz da Rosa, e recolha e seleção de textos de Carlos Cordeiro, José Mendonça Brasil e Ávila e Eduardo Ferraz da Rosa.

  Segundo Eduardo Ferraz da Rosa, na nota introdutória, os textos reunidos neste livro "poderão sempre tornar a servir de ponto de mira e de partida para subsequentes, virtualizantes e potencializadores esquemas de mais englobante e sistemático estudo dos paradigmas todos que entretecem a memorial mundividência e a prospectiva actualização dos modelos de pensamento, de sentimento e de acção do Povo das Ilhas dos Açores".

  Esta coleção conta com textos de Natália Correia, Luís da Silva Ribeiro, Ruy Galvão de Carvalho, Pedro da Silveira, Morão Correia, Armando da Silva, João de Matos Bettencourt, Gervásio Lima, Carlos Cordeiro, Urbano Mendonça Dias, José de Lacerda, Augusto Branco Camacho, José Bruno Carreiro, Mont'Alverne de Sequeira, Caetano d'Andrade Albuquerque, Aristides Moreira da Motta, Luiz Bettencourt, Francisco d'Athayde Machado Faria e Maia, J.V. Paula Nogueira, José Enes e uma entrevista a Vitorino Nemésio por Rebelo Bettencourt.

  O livro "Açorianidade e Autonomia - Páginas Escolhidas" encontra-se na Biblioteca da Assembleia Legislativa.

   

Notícia

  A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores participou de 20 a 22 de junho, nas VIII Jornadas Parlamentares Atlânticas, que se realizaram em Santa Cruz de Tenerife e em Las Palmas, no arquipélago das Canárias.

  A deputação açoriana, chefiada pela Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Ana Luís, integrou nove Deputados regionais, nomeadamente, Arlinda Nunes, Francisco Coelho, José San-Bento, Pedro Moura, Cláudio Lopes, Costa Pereira, Artur Lima, Aníbal Pires e Paulo Estêvão.

  "As economias insulares da Macaronésia no contexto da economia global: especial incidência no turismo, comércio e setor primário", "A sustentabilidade energética, meio ambiente e recursos naturais", "Transportes, comunicações, novas tecnologias e conhecimento" e " A Macaronésia como espaço cultural comum" foram os temas debatidos pelos quatro grupos de trabalho que integraram Deputados das Assembleias Legislativas das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, do Parlamento das Canárias e da Assembleia Nacional de Cabo Verde.

  Estas Jornadas Parlamentares culminaram com a assinatura de uma Declaração Institucional, intitulada "Declaração das Canárias" pelos Presidentes das Assembleias Parlamentares.

   

Pensamento: (…) “É preciso viver, viver como homem comum entre homens comuns. Só um homem comum pode fazer grandes coisas.”
António Lobo Antunes
 
 
 

Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores
Copyright © 2015 ALRAA. Todos os direitos reservados.
Remover Subscrição Newsletter