O Teu Parlamento
Newsletter Nº12 Janeiro 2016
Arte

"Série Baleias" em terra de baleação

   Na Sala de Convívio da Assembleia Legislativa encontra-se exposto um conjunto de gravuras de David de Almeida. A "Série Baleias" recria a história baleeira que outrora fez parte da história económica de algumas ilhas açorianas, principalmente Faial e Pico.

   São imagens que nos transportam a uma identificação também cultural com o passado, presente na memória coletiva que os povos devem preservar como elemento da sua história, neste caso em abordagem pictórica. 

   David de Almeida frequentou a Escola António Arroio, onde tirou o Curso de Gravador Litógrafo e de Gravura em Metal na Cooperativa de Gravadores Portugueses.

   Apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, estagiou em França, onde se especializou na feitura manual de papel.

   Está patenteado em coleções nacionais - Biblioteca Nacional e Centro de Arte Moderna da Calouste Gulbenkian - e estrangeiras: Bélgica, Espanha, Iraque, Estados Unidos, Suécia, Alemanha, França, Brasil e Macau.

Evento

A inclusão presente na Assembleia

   Cumprindo uma vez mais uma iniciativa de fraternidade e inclusão, simbólica na época natalícia, a árvore de Natal da Assembleia Legislativa foi decorada pelos utentes do Centro de Atividades Ocupacionais da Santa Casa da Misericórdia da Madalena do Pico.

   Os ornamentos utilizados na decoração da árvore foram elaborados pelos próprios utilizadores do Centro de Atividades Ocupacionais, tendo a Presidente agradecido o seu empenho e tendo ela própria auxiliado a ornamentação da árvore, num saudável convívio a que se uniram os funcionários da instituição.

   Para além da decoração da árvore os utentes do Centro de Atividades Ocupacionais da Santa Casa da Misericórdia da Madalena ofereceram aos presentes um momento de dança coreografada para a ocasião especial, numa referência temática aos elementos da natureza.

   A iniciativa insere-se no programa Parlamento Presente cujo principal objetivo é a abertura do Parlamento a toda a sociedade.
Documento

Dias de Melo - um escritor comprometido

   "Vinde e Vede", planeado, organizado e revisto entre 1977 e 1978 e publicado em 1979, é uma das obras de compromisso de Dias de Melo, que ressuscita, na sua apresentação, o antigo debate sobre a arte comprometida e a arte pela arte, esclarecendo ao leitor eventualmente mais distraído a sua posição.

   O autor com mais de duas dezenas de títulos publicados afirma-se homem responsável e ser "responsável é estar na vida e ser comprometido" porque "a arte que se abstrai da vida e se nega ao compromisso com o homem terá tudo - menos arte. Mais do que qualquer outra - a literatura."

   Assim, a escrita das páginas de "Vinde e Vede" é uma escrita dorida de fome, magoada de injustiça, cúmplice da pobreza, ressentida da abundância egoísta e do esquecimento de que padeciam gentes e ilhas num regime político ditatorialmente centralizado e socialmente amordaçado.

   A escolha deste mês é uma homenagem ao escritor Dias de Melo e também a lembrança de um tempo da nossa história que vale a pena visitar pela pena apurada e criativa do artista comprometido.


Notícia

A alegria do convívio intergeracional

   A Receção de Natal da Presidente da Assembleia trouxe à sede do Parlamento açoriano e à residência oficial convidados especiais: cidadãos séniores das ilhas mais ocidentais dos Açores – Flores e Corvo.

   O grupo integrou-se numa visita que marcou as suas já longas vidas, recebendo uma nova visão do Parlamento açoriano bem como da ilha onde o mesmo está sedeado.

   O convívio proporcionou, além de momentos de alegria, um toque de saudosismo partilhado nas recordações que uniram os presentes, suscitando lembranças etnológicas de quadros em extinção nas profissões e no lazer.

   Profissões várias e idades diversas uniram-se numa tarde festiva em que não faltaram os cânticos de Natal, entoados pelo grupo faialense Mater Dei Juvenil, e as fotos que guardarão a lembrança do carinho com que foram acolhidos.

   Este sentimento foi transmitido a Ana Luísa Luís, que, por sua vez, falou de união entre as ilhas e da vontade de privilegiar, entre outros conceitos presentes nas iniciativas da instituição parlamentar, a intergeracionalidade, a inclusão e a proximidade com os cidadãos.

Pensamento: (…) “é Natal sempre que sorrires ao teu irmão e lhe ofereceres a tua mão. ”
 Madre Teresa de Calcutá
 
 
 

Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores
Copyright © 2015 ALRAA. Todos os direitos reservados.
Remover Subscrição Newsletter