O Teu Parlamento
Newsletter Nº57 fevereiro 2020
 
Arte

"ECCE HOMO" DE JOSÉ NUNO DA CÂMARA PEREIRA

José Nuno da Câmara Pereira é o autor da pintura “Ecce Homo”, uma das obras de arte que a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores ostenta na Residência Oficial da Presidência da Assembleia Legislativa.

A inspiração de José Nuno abrange um universo de dimensão imensa que se reflete em toda a sua obra de grande variedade temática, cromática e material e que se estende da tapeçaria à azulejaria, do metal à tela, da madeira à pele. A sua expressividade, quando sentida no contexto da diversidade surpreendente com que se apresenta, estabelece uma relação imediata com o observador/admirador.

Natural da ilha de Santa Maria, José Nuno da Câmara Pereira cedo se afirmou no quadro artístico português, tornando-se num dos mais importantes artistas plásticos nacionais. Realizou e participou em numerosas exibições e instalações individuais e coletivas, no país e no estrangeiro e efetuou diversas instalações em edifícios públicos na Região. Foi distinguido, em 2010, pela Assembleia Legislativa e pelo Governo da Região Autónoma dos Açores com a Insígnia Autonómica de Reconhecimento, distinção atribuída no Dia da Região Autónoma dos Açores. 


Biblioteca da ALRAA

"FESTAS POPULARES DOS AÇORES" DE FRANCISCO ERNESTO DE OLIVEIRA MARTINS

A obra "Festas Populares dos Açores", editada em 1985 pela Direção Regional dos Assuntos Culturais e Direção Regional do Turismo, apresenta-se como uma obra fundamental para o estudo da cultura popular dos Açores, dos seus usos e costumes que, de geração em geração, se tornaram tradição.

As festas populares dos Açores estão sempre ligadas às motivações sócio religiosas e os seus ciclos acontecem para honrar os santos, as datas ou os acontecimentos de alto significado social. Segundo o autor, as festas populares dos Açores dividem-se em dois grandes grupos: Ciclos do Espírito Santo e do Touro; e Ciclos do Homem e de Deus.

Francisco Ernesto de Oliveira Martins (1930 - 2012), nasceu na freguesia da Fonte do Bastardo, ilha Terceira. Fez carreira na função pública, tendo-se reformado como curador do Palácio dos Capitães-Generais. Destacou-se como colecionador de obras de arte e como estudioso das influências nas expressões artísticas dos Açores, tendo uma vasta obra publicada, composta por cerca de 40 títulos.

Responsável por diversas exposições de âmbito nacional e internacional, tem na sua Casa Museu, uma referência da arte, sobretudo, sacra. Foi distinguido com as medalhas de valor cultural pelas Câmaras Municipais de Angra do Heroísmo e da Praia da Vitória. Em 2011, foi agraciado pela Assembleia Legislativa e pelo Governo da Região Autónoma dos Açores com a Insígnia Autonómica de Mérito Cívico, distinção atribuída no Dia da Região Autónoma dos Açores. 

 


Notícia

PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA ASSUMIU A VICE-PRESIDÊNCIA DA CALRE 2020

A Presidente da Assembleia Legislativa, Ana Luís, participou, no passado dia 17 de janeiro, na reunião da Comissão Permanente da Conferência das Assembleias Legislativas Regionais Europeias (CALRE), realizada em Santa Cruz de Tenerife.

No encontro, considerando que a Assembleia Legislativa da Região da Úmbria abdicou à Vice-Presidência da CALRE 2020, os pares acordaram, por unanimidade, reconduzir a Presidente do Parlamento Açoriano como Vice-Presidente da Conferência.

Durante a reunião, que contou com a presença do Presidente do Comité das Regiões Europeu (CdR), Karl-Heinz Lambertz, foi analisado o projeto-piloto entre a CALRE e o CdR “O contributo do debate político nos parlamentos regionais”, o qual, através da organização de debates políticos, visa uma participação mais direta dos Parlamentos e das Assembleias Regionais no âmbito da elaboração do Programa Anual da Comissão Europeia, influenciando-o na fase pré-legislativa e reforçando, assim, a dimensão democrática da UE.

Também na esteira do reforço das relações com as instituições europeias e no sentido de aproximar os cidadãos aos centros de tomada de decisão, foi igualmente analisado o Memorando de Entendimento entre a CALRE e o Serviço de Pesquisa do Parlamento Europeu (EPRS). Resultado de conversações iniciadas em 2018, aquando da Presidência açoriana da CALRE, este Memorando de Entendimento pretende reforçar as ligações entre o Parlamento Europeu e a Conferência, através de uma melhor coordenação dos trabalhos de ambas as partes, do desenvolvimento de contactos entre os seus membros e da partilha de informação e documentação.

Na reunião, que contou com a participação de mais onze Presidentes e representantes de Parlamentos Regionais, provenientes de seis países, foi apresentado o Programa de Trabalho da CALRE, cujas linhas orientadoras assentam, essencialmente, no estudo e análise dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, na Transparência, no reforço das relações entre a Conferência e as instituições europeias e no fortalecimento do relacionamento entre os Parlamentos e as Assembleias Legislativas Regionais que integram a CALRE.

Apresentados foram, também, os programas e objetivos dos vários Grupos de Trabalho que exercerão atividade em 2020, a saber: “Subsidiariedade”, “Igualdade e Desafio Demográfico”, “Desastres Naturais”, “Desigualdades nos sistemas sociais e de saúde europeus”, “Despovoamento e Envelhecimento Demográfico”, “Diversidade Cultural e Linguística”, “Legislação europeia e investimentos públicos” e “Política de Coesão”.


Iniciativas Legislativas

Decreto Legislativo Regional n.º 1/2020/A - Diário da República n.º 5/2020, Série I de 2020-01-08

Orçamento da Região Autónoma dos Açores para o ano 2020

Decreto Legislativo Regional n.º 2/2020/A - Diário da República n.º 15/2020, Série I de 2020-01-22 

Plano Regional Anual para 2020

Decreto Legislativo Regional n.º 3/2020/A - Diário da República n.º 15/2020, Série I de 2020-01-22 

Aprova a organização e funcionamento do Instituto de Alimentação e Mercados Agrícolas, IPRA

Decreto Legislativo Regional n.º 4/2020/A - Diário da República n.º 15/2020, Série I de 2020-01-22 

Quarta alteração ao Decreto Legislativo Regional n.º 28/99/A, de 31 de julho, alterado pelos Decretos Legislativos Regionais n.º 41/2003/A, de 6 de novembro, 2/2007/A, de 24 de janeiro, e 1/2010/A, de 4 de janeiro, que aprova o Estatuto do Serviço Regional de Saúde dos Açores (organização e funcionamento dos serviços de saúde da Região Autónoma dos Açores)

Decreto Legislativo Regional n.º 5/2020/A - Diário da República n.º 17/2020, Série I de 2020-01-24

Terceira alteração ao Decreto Legislativo Regional n.º 32/2002/A, de 8 de agosto, alterado pelo Decreto Legislativo Regional n.º 27/2005/A, de 10 de novembro, e pelo Decreto Legislativo Regional n.º 24/2015/A, de 10 de novembro, que estabelece o regime de cooperação técnica e financeira entre a administração regional e a administração local


Aconteceu
  

6 de janeiro
A Presidente da Assembleia Legislativa recebeu, em audiência de apresentação de cumprimentos, o Comandante da Zona Marítima dos Açores, Comodoro Miguel Nuno Pereira de Matos Machado da Silva, na Delegação da Assembleia em Ponta Delgada.

  

21 de janeiro
A Presidente da Assembleia Legislativa recebeu, em audiência de apresentação de cumprimentos, o Senhor Embaixador do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, Christopher Sainty, na Sede do Parlamento.

  
Vai Acontecer
  

10 de fevereiro
Apresentação do livro "Maria Bettencourt. Diários de uma mulher singular" de Henrique Levy, na Cedars House - Residência Oficial da Presidência da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

  

11 a 14 de fevereiro
Período Legislativo de fevereiro de 2020.

  
Pensamento:
A arte não pode ser política, nem sujeição social, nem glosa duma ideia que faz época; nem mesmo pode estar de qualquer forma aliada ao conceito «progresso». É algo mais. É o próprio alento humano para lá da morte de todas as quimeras, da fadiga de todas as perguntas sem solução.
Agustina Bessa-Luís
  
 

Assembleia Legislativa da Região Autónomados Açores
Copyright © 2020 ALRAA Todos os direitos reservados.