O Teu Parlamento
Newsletter Nº24 Fevereiro 2017
Arte

TAPEÇARIA DE ANA VIEIRA

  A artista plástica Ana Vieira é a autora da tapeçaria que se encontra na Sala da Presidência e que faz parte do espólio de arte da Assembleia Legislativa. Esta peça de tapeçaria foi concebida especificamente para o edifício sede do Parlamento Açoriano aquando da sua inauguração, em 1990.

  Ana Vieira (1940 – 2016), natural de Coimbra, mas que por raiz paterna viveu durante a infância em São Miguel, estudou pintura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. Nas suas obras cruzou diversas disciplinas artísticas, criando um corpo de trabalho original e inspirador no conjunto da arte portuguesa contemporânea. O seu trabalho foi legitimado pelas principais instituições e autores portugueses: participou na Alternativa Zero (1977), recebeu o Prémio AICA (1991) e realizou a consagrada retrospetiva “Muros de Abrigo”, na Gulbenkian (2011). A sua obra integra diversas coleções, de que são exemplo a do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa; da Fundação Serralves, no Porto; do Museu de Sintra; da Fundação EDP e da Portugal Telecom.

Evento

PARLAMENTO DOS JOVENS

  A Coordenação Regional do Projeto Parlamento dos Jovens, da responsabilidade da Assembleia Legislativa e do Governo Regional dos Açores, promoveu no passado mês novembro, sessões de esclarecimento destinadas aos professores coordenadores das Escolas, com o objetivo principal de facultar todas as informações e ferramentas necessárias ao cumprimento do regulamento referente à primeira e uma das mais importantes fases deste Projeto, denominada por Sessão Escolar, e que conduz, posteriormente, à realização das Sessões Regional e Nacional, que irão decorrer, respetivamente, nos próximos meses de fevereiro e maio.

   Nestas sessões de esclarecimento foram expostas as normas do processo eleitoral, nomeadamente, a constituição da Comissão Eleitoral Escolar, a apresentação das candidaturas em lista e respetivas medidas, as campanhas eleitorais e a eleição dos jovens deputados à Sessão Escolar.

   No decorrer dos meses de dezembro e janeiro, as escolas açorianas que participam neste Projeto mobilizaram-se de forma a dotar os seus alunos com toda a informação necessária, convidando para o efeito deputados da Assembleia da República e da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, a debater o tema em análise, que este ano versa sobre a Constituição da República Portuguesa.

   No ano letivo transato, o Projeto Parlamento dos Jovens envolveu, no arquipélago dos Açores, direta (candidatos) e indiretamente (votantes) mais de 12.000 alunos.

Documento

“HÉLIO COSTA, AUTOR DO CARNAVAL DOS BRAVOS”

  As danças de Carnaval da Terceira são uma das manifestações artísticas de cariz popular mais emblemáticas dos Açores e, indubitavelmente, exprimem e evidenciam a identidade cultural dos terceirenses.

   Estas danças comportam uma variedade de modelos, destacando-se as danças de dia, ou de espada, e as danças de noite, ou de pandeiro, que envolvem um elevado número de participantes desde dançarinos, a personagens e músicos. Os bailinhos são uma derivação mais ligeira das danças de noite e são constituídos por um menor número de participantes. Através dos seus enredos que tratam de questões do quotidiano, geralmente em tom humorístico, ficamos a conhecer os costumes, as tradições, os modos e os conceitos de vida, a história e as histórias de gerações da sociedade terceirense.

   Esta obra, que reúne 36 enredos da autoria de Hélio Costa, representa um relevante testemunho sobre a evolução do Carnaval do último meio século da ilha Terceira, e integra o espólio da Biblioteca do Parlamento Açoriano. O autor, Hélio Costa, é uma das figuras mais carismáticas do Carnaval terceirense e, em 2016, foi agraciado com a Insígnia Autonómica de Mérito Cívico pela Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

Notícia

CONCLUSÕES DAS VIII JORNADAS PARLAMENTARES ATLÂNTICAS ENTREGUES À PRESIDENTE DA COMISSÃO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO PARLAMENTO EUROPEU


  Os Presidentes da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, do Parlamento das Canárias e da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira apresentaram no passado dia 25 de janeiro, no Parlamento Europeu, as conclusões das VIII Jornadas Parlamentares Atlânticas, que decorreram em junho de 2016.

  Na audiência com a Presidente da Comissão do Desenvolvimento Regional do Parlamento Europeu, Iskra Mihaylova, foram abordadas as principais aspirações dos Açores, Cabo Verde, Canárias e Madeira, expressas nos documentos finais dos quatro Grupos de Trabalho que reuniram no encontro supracitado, em matéria de economias insulares, transportes, novas tecnologias, conhecimento, crescimento sustentável, energias alternativas, ambiente e cultura.

  Para a Presidente Ana Luís, o fortalecimento das Jornadas Parlamentares Atlânticas permite fazer chegar às entidades europeias uma posição concertada de defesa destes arquipélagos, de forma mais eficaz. Durante a audiência, a Presidente do Parlamento açoriano reiterou, ainda, a importância da Política de Coesão e o aprofundamento dos seus instrumentos para o desenvolvimento das Regiões Ultraperiféricas, bem como a pertinência do reconhecimento efetivo da posição geostratégica das regiões dos Açores, Canárias e Madeira e da República de Cabo Verde.

  Nos termos do Regulamento das Jornadas Parlamentares Atlânticas, o IX Encontro realizar-se-á em 2018, nos Açores, cabendo ao Parlamento açoriano a sua organização e a coordenação do Grupo de Ligação.

Pensamento: (…) “peregrinando de ilha em ilha durante quase quinze dias, descobri a par dos diferentes matizes de azul do mar, surpreendentes cambiantes de verde, incomparáveis os castanhos das terras, a luz dos Açores e o mais importante de tudo, a paisagem humana – a “alma açoriana”.
Mário Soares (1995)
 
 
 

Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores
Copyright © 2015 ALRAA. Todos os direitos reservados.