O Teu Parlamento
Newsletter Nº13 Fevereiro 2016
Arte

"A Formoso e o Estrelo"

   Fátima Madruga é a autora do quadro "A Formosa e o Estrelo" uma das obras de arte que está patente na Residência Oficial da Presidência da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

   Fátima Madruga nasceu em 1955 na freguesia de Santa Luzia, concelho de São Roque. Começou por dedicar-se à  gravação em marfim, técnica artesanal resultante da antiga indústria baleeira, desenvolvendo esta arte durante alguns anos. Está representada em várias coleções e museus nacionais e estrangeiros.

   A partir de 1991 iniciou a passagem da gravura para a pintura.

   Expõe desde 1982, quer individualmente quer coletivamente, tendo passado pela Galeria do Casino do Estoril, Sociedade Nacional de Belas Artes, FIA - Mestres Artesão do Século -, Pintores Açorianos no Continente, Expo Salão, Setúbal, Castelo Branco, Algarve, Açores e Galiza.

   No passado dia 29 de janeiro esteve patente na Casa dos Açores, em Lisboa, a exposição "Pequeno é Bonito", onde Fátima Madruga através da pintura tenta exprimir valores herdados que merecem prevalecer no tempo.
               

Evento

   As escolas que adotaram a participação no Parlamento dos Jovens registaram ao longo do último mês uma série de eventos de informação e de seleção de candidatos, que movimentaram centenas de alunos e professores. É a chamada fase da Sessão Escolar.

   Esta é, na verdade, a principal meta do Parlamento dos Jovens: a sensibilização, a participação, as atividades que abrem os horizontes juvenis e lhes despertam novas capacidades de intervenção social.

   Quarenta e seis escolas da Região Autónoma dos Açores mobilizaram-se com sessões de esclarecimento, debates, informação e convites a deputados da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e da Assembleia da República para escolher os alunos que as irão representar nos dias 22 e 23 do presente mês de fevereiro.

   A iniciativa, uma organização da Assembleia da República em parceria com a Assembleia Legislativa da Região Autónoma e o Governo Regional dos Açores, culminou nas votaçoes das listas candidatas. Os eleitos serão, por um dia, parlamentares na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores. Só então será decidido, igualmente por votação, a representação regional na Assembleia da República.

Documento

"A Guardadora do Tesouro e a Vara de Ouro"

   "A Guardadora do Tesouro e a Vara de Ouro", publicado em 1998 pelas Ediçoes Blu, coleção 15x20 Novos Autores, revela a agilidade talentosa de Maria Eduarda Rosa na recriação pictórica do mundo rural com cenários míticos da chamada cultura clássica.

   A autora domina a palavra e as vivências do seu lugar e da sua gente revelando-se uma observadora atenta, consistente e sensível num espaço e num tempo bem retratados pela sua escrita sã e vigorosa, detalhadamente rica e com frequente recurso a expressoes latinas ilustrativamente contextualizadas.

   O seu universo é o Faial visto e sentido pela criança e mais tarde inserido no mundo pela narradora. Quadros pitorescos do quotidiano, pincelados na memória revisitada, expõem-se ao interesse do leitor como uma paisagem sociocultural animada por sentimentos e emoções.

   Maria Eduarda Rosa, nascida no Areeiro-Capelo, Faial, licenciada em Filologia Germânica e mestre em Literatura Comparada, professora de profissão e autora por prazer, conhece os segredos da língua e a arte de fascinar, escrevendo.

 


Notícia

“Parlamento Sustentável”

   A Assembleia Legislativa, sob o lema do Programa Parlamento Presente, tem pautado a sua atividade por um conjunto de iniciativas com objetivos diversos enquadrados em nove conceitos: cultura, solidariedade, abertura, proximidade, participação, intergeracionalidade, inclusão, memória, sustentabilidade.

   Este último conceito ganhou força de divulgação no início de 2016, procurando ao nível interno, sensibilizar e perseguir uma mais responsável gestão ambiental do Parlamento e, simultaneamente, abrir a possibilidade de sugestões dos nossos concidadãos através do correio eletrónico: parlamentosustentavel@alra.pt.

   Entre as iniciativas de sensibilização, conta-se o envio mensal de um calendário, onde constam imagens, datas assinaláveis e mensagens de proteção ambiental, que visam consciencializar a comunidade parlamentar para a importância da adoção de comportamentos sustentáveis.

Pensamento: (.) "O livro é um mudo que fala, um surdo que responde, um cego que guia, um morto que vive."
António Vieira
 
 
 

Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores
Copyright © 2015 ALRAA. Todos os direitos reservados.
Remover Subscrição Newsletter