O Teu Parlamento
Newsletter Nº22 Dezembro 2016
Arte

PRESÉPIO DE LAPINHA – Filomena Ramos Tavares Fragoso Rebelo

  Os Presépios de Lapinha são presépios em miniatura que perpetuam a natividade de Cristo durante todo o ano. Segundo a tradição, o tema central é sempre a gruta que abriga a Sagrada Família e em torno da qual se organizam todos os outros elementos que representam cenas bíblicas ou do quotidiano através de pequenas figuras de cerâmica pintadas, fragmentos de rocha, conchas marinhas, musgo, plantas e flores. Dentro de redomas ou de caixas de vidro, estes frágeis presépios são uma tradição da ilha de São Miguel que remonta ao século XVI e são considerados umas das mais belas demonstrações religiosas do povo açoriano.

  O Presépio de Lapinha pertencente à Coleção de Ofertas da Assembleia Legislativa é de autoria da artesã certificada Filomena R.T. Fragoso Rebelo. Desde 2013, os Presépios de Lapinha integram a lista de produtos da marca “Artesanato dos Açores”.

Evento

ASSEMBLEIA PLENÁRIA DA CALRE – COOPERAÇÃO EM 2017

  A Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores participou na Assembleia Plenária da CALRE – Conferência das Assembleias Legislativas Regionais Europeias, que reuniu nos dias 24 e 25 de novembro, em Varese, província de Milão.

  Na Assembleia Plenária foi eleito, por unanimidade, o Presidente da CALRE para 2017, Juan Pablo Durán Sanchéz, Presidente do Parlamento da Andaluzia.

  Durante esta Assembleia foi também aprovada a “Declaração da CALRE 2016”. Relativamente a esta Declaração, Ana Luís, Presidente do Parlamento Açoriano, defendeu que o futuro da Europa assenta numa maior cooperação entre as Regiões que a compõem e pelo seu maior envolvimento na formulação das políticas comunitárias, para a concretização de uma Europa unida na diversidade e mais próxima dos seus cidadãos.

  A CALRE irá contar, no próximo ano, com dois novos Grupos de Trabalho que unir-se-ão aos seis atualmente existentes. Assim, aos Grupos de Trabalho sobre “Subsidiariedade”, “Igualdade de Géneros”, “Democracia Interativa”, “Política de Coesão”, “Melhor Regulamentação e Política de Avaliação” e “Movimentos Migratórios, Direitos Humanos e Menores Estrangeiros não acompanhados”, este último com uma nova designação e presidido por dois Parlamentos, juntar-se-ão os Grupos de Trabalho sobre “Calamidades Naturais” e “Demografia – envelhecimento populacional”.

  O papel das Regiões na construção do futuro da União Europeia e os principais desafios que se apresentaram à União Europeia em 2016, designadamente a crise migratória, o terrorismo e a primeira desagregação de um Estado-Membro foram outros temas debatidos na reunião.

  Considerando que as Regiões Autónomas portuguesas têm assento rotativo na Comissão Permanente da CALRE, em 2017, ano em que se comemora o 20.º aniversário da Declaração constitutiva desta associação, caberá à Região Autónoma dos Açores a representação de Portugal.

Documento

THE HORTA SWELL – CRÓNICA DE UM NATAL TRANSATLÂNTICO (1939 D.C.)

  Esta obra editada pelo Núcleo Cultural da Horta e de autoria do Professor Carlos Guilherme Riley retrata um episódio excecional que sucedeu na ilha do Faial, durante os voos regulares transatlânticos que ligavam a Europa e os EUA e que fizeram escala na baía da Horta entre 1939 e 1945.

  A história resulta da impressão nas oficinas do Telégrafo de seis números de um pequeno jornal editado pelos passageiros de dois voos comerciais da Pan American Airways, em resultado da amaragem do Atlantic Clipper e do Dixie Clipper na baía da Horta a 23 de dezembro de 1939, ficando impossibilitados de descolar devido ao arreliador swell (entenda-se por ondulação oceânica).

  Carlos Guilherme Riley é Professor Auxiliar no Departamento de História, Filosofia e Ciências Sociais da Universidade dos Açores, e tem grande interesse pela história da presença norte-americana nos Açores e, neste âmbito, pela história da navegação aérea transatlântica na primeira metade do século XX. Para esta obra, fundamentou-se em investigação que realizou nos arquivos da Pan American Airways. A edição conta ainda com a reprodução fac-simile da coleção completa do jornal The Horta Swell.

Notícia

“STARS OF EUROPE” - PRÉMIOS DA CALRE DISTINGUEM O PARLAMENTO AÇORIANO

  Por ocasião da Assembleia Plenária da CALRE – Conferência das Assembleias Legislativas Regionais Europeias, realizou-se no passado dia 25 de novembro a primeira Edição da entrega de Prémios da CALRE “Stars of Europe”, que distinguiu as boas práticas e iniciativas concretizadas pelos Parlamentos Regionais membros da Associação.

  Nesta primeira edição, foram apresentados 14 projetos, tendo sido o Parlamento dos Açores um dos vencedores, resultado da apresentação de uma candidatura conjunta com o Parlamento da Galiza, no âmbito da colaboração e cooperação institucional entre estes dois Parlamentos Regionais, que teve como ponto alto a inauguração da Exposição do Parlamento da Galiza “54 Páxinas das Nosas Letras”, na sede da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e a apresentação de duas edições que exprimem a estreita relação existente entre os escritores galegos e os autores açorianos Antero de Quental e Teófilo Braga.

  Na cerimónia de entrega dos prémios, a Presidente da Assembleia, Ana Luís, reconheceu a pertinência de um prémio que fomenta a cooperação institucional entre Parlamentos Regionais e enalteceu a total disponibilidade do Parlamento da Galiza, que permitiu concretizar, através de uma exposição na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, a estreita colaboração entre Parlamentos, que é, também, uma das mais-valias da CALRE. Ana Luís confirmou, ainda, o desejo, de manter esta parceria e de estabelecer outras novas no futuro.

Pensamento: (…) “A solidariedade é uma herança, uma exemplaridade – que se herda, que se exemplariza quando existe.
Álamo Oliveira
 
 
 

Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores
Copyright © 2015 ALRAA. Todos os direitos reservados.