|
O Teu Parlamento |
Newsletter Nº15 Abril 2016
|
|
Arte
|
A natureza em mutação
A profusão de cores e tonalidades, entre os verdes e ocres da terra e o sol projetado na copa da árvore, delimitando fronteiras vagas, ocupam a natureza que Guilherme Metzner Serra Parente pintou.
O quadro, exposto na sede da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, insere-se no conceito de mudança que o autor autodefine para as suas obras: "acontecem espontaneamente, vao acontecendo, vao se modificando e vão se transformando". Deste modo, a dinâmica evolutiva leva a alguma indefiniçao - convite às leituras espontâneas do observador.
Guilherme Parente, nascido em 1940 em Lisboa, estudou pintura na Sociedade Nacional de Belas Artes e trabalhou na Slade School em Londres, com bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian.
Galardoado com o Prémio Malhoa, em 1975, e com o Prémio de Pintura da Sociedade Nacional de Belas Artes, em 1989, apresenta no seu currículo dezenas de exposiçoes individuais. Está patenteado no Ministério da Cultura, na Fundaçao Nacional Soares dos Reis, no Museu Nacional de Arte Contemporânea, na Fundaçao Calouste Gulbenkian e no Museu Machado de Castro.
|
Evento
|

Daniel de Sá homenageado pela Assembleia
A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores homenageou Daniel de Sá – o político, o escritor, o homem – num sarau músico-literário em que foi lançado o livro intitulado “Daniel de Sá. A Serena Sabedoria”, organizado por Dionísio Sousa.
A Presidente da Assembleia lembrou os caminhos de reflexão que Daniel de Sá cultivou ao longo da sua vida literária, as suas incursões teológicas, o seu gosto pela historiografia, o seu pensamento corajoso e independente e a sua busca de consensos no plano político, bem como a sua solidariedade humana e universalista - facetas igualmente sublinhadas pelos apresentadores José António Martins Goulart e Catarina Furtado.
“Daniel de Sá – considerou a Presidente da Assembleia - é bem a imagem do homem universal confortável na sua cultura local, que sobressaía na extraordinária qualidade da sua escrita.” Foi, pela pureza do verbo, designado mestre da palavra.
O sarau contou com as vozes de Anabela Morais, Cisaltina Martins e Victor Rui Dores a dizer poemas/textos de Daniel de Sá, e com Las cuatro estaciones porteñas de Astor Piazzolla, interpretadas por Marcello Guarini ao piano, Nataliya Horobets no violino e Natalia Bauer no violoncelo.
|
Documento
|
A viagem açoriana para o Sul do Brasil no século XVIII
2 de janeiro de 1752. O diário do doutor Gaspar de Froes inicia o livro intitulado “Um quarto de légua em quadro” – um retrato da epopeia da viagem dos ilhéus para o Brasil e do povoamento açoriano no Estado do Rio Grande do Sul da autoria de Luiz António Assis Brasil.
Determinada por provisão régia de D. João V, a chegada dos casais e, mais tarde, dos homens ilhéus recrutados para defender as fronteiras portuguesas perante as invasões espanholas, “teve uma influência marcante na sociedade sul-riograndense, tanto no que se relaciona com a constituição étnica como com o seu modo de ser e cultura”, conforme descreve a historiadora Maria Beatriz Franzen.
“Um quarto de légua em quadro” é um documento de viagem e do início desse povoamento, que reúne história e ficção em sábio e brilhante equilíbrio e crescendo dramático, numa escrita fluida, rica e envolvente. E constitui também, simbolicamente, uma homenagem à gente pobre, humilde e de algum modo desesperada, que enfrentou longas e difíceis viagens, em contato com a doença e a morte, para se deparar com a negação das promessas régias.
“Diário de um Novo Mundo” é a adaptação brasileira ao cinema deste livro, uma longa metragem que teve a sua estreia na Horta em fevereiro de 2006 e que volta agora em abril nos XXIII Encontros Filosóficos, com a presença do autor do livro Luiz António Assis Brasil.
|
Notícia
|
Cumprimentos Presidenciais
A Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Ana Luísa Luís, apresentou, no mês de março, cumprimentos ao Presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, acompanhada pelos Líderes parlamentares dos Açores.
Assuntos de interesse comum às duas instituições de atividade parlamentar, bem como a atualidade da Região e do País, foram abordados no encontro informal, que também constituiu uma oportunidade para aprofundar o relacionamento democrático institucional.
A outro nível, mas igualmente na perspetiva do estreitamento relacional entre os poderes regionais e nacionais, Ana Luísa Luís participou, também no mês de março, nas cerimónias de tomada de posse do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e do Representante da República, Pedro Catarino.
|
Pensamento: (...) "teria estado disposto, se tal fosse possível, a ficar olhando, durante milhões de anos, a criação do Universo, só para saber como foi "
Daniel de Sá
|
|
|
|
|
|