A Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores desafiou os alunos do ensino básico, que participam na Sessão Regional do Programa Parlamento dos Jovens, a serem os agentes da mudança no combate às alterações climáticas.

No discurso de abertura da sessão, Ana Luís alertou os jovens deputados para as consequências nefastas, que algumas práticas do quotidiano podem trazer ao planeta, e apontou exemplos de alguns gestos diários, como a separação seletiva de resíduos, podem marcar a diferença explicando que “essa pequena ação, mesmo a nível local, terá sempre impacto ao nível global.”

O tema das Alterações Climáticas: Salvar os Oceanos é debatido durante o dia de hoje por 50 alunos do ensino básico de todas as escolas dos Açores. Durante um dia, os jovens eleitos nas sessões escolares, assumem as funções de deputado no Parlamento Açoriano.

Nesse sentido, Ana Luís realçou o grau de exigência e de responsabilidade que os alunos deputados assumem neste dia, pela relevância do tema em debate e pela oportunidade que lhes foi dada de “vivenciar o trabalho de um deputado e da importância do Parlamento enquanto base de um regime democrático e plural”.

A Presidente do Parlamento Açoriano terminou o discurso com uma referência às declarações do Secretário-geral da Organização das Nações Unidas, sobre as mudanças a fazer pela salvaguarda das gerações futuras, pedindo aos jovens que cuidem e que se preocupem com o presente em prol de futuro melhor.

Horta, 18 de março de 2019

(versão p/impressão)