A Presidente da Conferência das Assembleias Legislativas Regionais da União Europeia (CALRE) reuniu, na tarde de ontem, com o Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues.

No encontro que decorreu na Assembleia da República, Ana Luís realçou os dois principais fatores que distinguem a CALRE de outros organismos europeus de cooperação regional: a CALRE integra regiões com semelhanças ou proximidade ao nível dos estatutos políticos e competências inerentes e, ademais, reúne 74 parlamentos regionais com poderes legislativos.

 Neste contexto, a Presidente da CALRE defendeu que as regiões não devem ser simples recetoras, mas, pelo contrário, devem participar no processo legislativo europeu, de acordo com o princípio da subsidiariedade.

Relativamente à observância do princípio da subsidiariedade, Ana Luís sublinhou, ainda, a importância da continuidade do desenvolvimento de meios de comunicação direta entre as Assembleias e os Parlamentos regionais que integram a CALRE e os respetivos Parlamentos nacionais.

Horta, 2 de fevereiro de 2018

(versão p/impressão)