Créditos das fotografias: ALRAA e Virgílio Nóbrega/ALRAM

 

O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, sensibilizou ontem, em Bruxelas, os seus homólogos europeus para a importância de uma “melhor compreensão do papel do Parlamento regional na construção e desenvolvimento da Autonomia Regional”.

Falando no Parlamento da Região de Bruxelas-Capital, durante a Cerimónia dos Prémios CALRE “Estrelas da Europa”, o Presidente Luís Garcia apresentou a candidatura do Museu do Parlamento dos Açores, apresentada pela ALRAA, sublinhando que o projeto “visa contribuir para a valorização e fortalecimento da identidade açoriana, bem como dos valores democráticos”.

Perante os membros da Conferência das Assembleias Legislativas Regionais da Europa, o Presidente Luís Garcia apresentou os principais objetivos do Museu do Parlamento dos Açores, inaugurado em julho deste ano, num edifício histórico da cidade da Horta, sublinhando a sua importância pedagógica para a comunidade.

Ao “preservar e criar a memória da nossa Autonomia”, o Museu do Parlamento permite também “fazer pedagogia sobre autonomia e sobre a sua evolução junto das gerações mais jovens”, afirmou o Presidente Luís Garcia, sublinhando que estas “precisam conhecer bem como funcionaram todas as suas etapas, para serem elas próprias conhecedoras do processo autonómico e possam defender esta autonomia como a melhor ferramenta para o nosso desenvolvimento social e económico”.

O Presidente do Parlamento açoriano apresentou também os principais espaços do Museu, dotados de um acervo que proporciona aos visitantes uma viagem pela história açoriana, pelo papel desempenhado pela ALRAA na construção e progresso da Autonomia Regional, dando também a conhecer o funcionamento e a atividade desenvolvida na Assembleia Legislativa.

O Presidente Luís Garcia terminou a sua apresentação endereçando um convite aos representantes da CALRE ali presentes para visitarem o Museu do Parlamento dos Açores e ajudarem a divulgar o novo projeto museológico entre os seus pares.

Durante a cerimónia, foram entregues os galardões da CALRE aos primeiros classificados da edição deste ano, tendo o Prémio da Comissão Permanente sido atribuído à iniciativa “Debate Europa”, da Assembleia da Estremadura, e o Prémio da Assembleia Plenária atribuído ao projeto “Dreier-Landtag/La seduta congiunta”, do Parlamento Estadual Tirolês.

Já o Prémio do Público foi conquistado pelo “Projeto Europa Lombardia Autoridades Locais 21-27”, do Conselho Regional da Lombardia, tendo o Museu do Parlamento dos Açores ficado em segundo lugar, a escassos quatro votos de diferença.

Horta, 1 de dezembro de 2023

(versão p/impressão)

  

Ficheiro áudio

Vídeo

Relacionados: Nota Informativa - Presidente da ALRAA vai a Bruxelas participar nos trabalhos da Conferência das Assembleias Regionais da Europa