A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA) acolhe as sessões regionais do ensino básico, secundário e profissional do Parlamento dos Jovens nos próximos dias 17 e 18 de março para debater as “Novas Tecnologias: oportunidades e desafios para os jovens”.

Os trabalhos arrancam pelas 9h00, do dia 17, na sala do plenário, para cerca de 70 alunos de trinta e duas escolas do ensino básico da Região.

O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Luís Garcia, preside à cerimónia de abertura da sessão para dar as boas-vindas aos estudantes açorianos presentes nesta sessão, seguindo-se a projeção de uma mensagem em vídeo do Presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco sobre o 30.º aniversário do programa Parlamento dos Jovens que se assinala este ano.

Após as saudações, terá lugar um período de perguntas colocadas pelos alunos aos convidados presentes na sessão, nomeadamente ao Deputado à Assembleia da República, Paulo Moniz, e aos Deputados da Assembleia Legislativa, Russell Sousa, António Lima e Nuno Barata, e ao Diretor Regional da Educação, Rui Spínola.

A sessão prossegue com a apresentação e debate dos Projetos de Recomendação de cada escola concorrente, seguindo-se o período de votação na generalidade, que vai apurar o projeto-base.

Da parte da tarde, os trabalhos recomeçam com o debate na especialidade do projeto aprovado de manhã, que culminará num Projeto de Recomendação do Círculo dos Açores.

A sessão regional do ensino básico encerra após a eleição das quatro escolas, que irão representar o Círculo dos Açores na Sessão Nacional, e do respetivo porta-voz.

No segundo-dia, pelas 8h30, oitenta alunos de 36 escolas do ensino secundário e profissional da Região vão debater o mesmo tema na sala do plenário, após a cerimónia de boas-vindas presidida pelo Presidente do Parlamento dos Açores, Luís Garcia.

Segue-se a habitual ronda de perguntas aos convidados presentes, designadamente, ao Deputado à Assembleia da República, Francisco César, ao Deputado do Parlamento Regional, Luís Raposo, e ao Diretor Regional da Juventude, Eládio Braga.

No mesmo dia, pelas 20h00, dezoito alunos de nove escolas açorianas vão apresentar, na sala do plenário, os trabalhos que elaboraram neste ano letivo sobre o tema “Inteligência Artificial: oportunidades e desafios”, no âmbito do concurso Euroscola.

A Sessão Regional é o culminar do esforço e dedicação dos alunos ao longo dos últimos meses, refletindo o trabalho desenvolvido nas escolas. Neste processo, são eleitos os seus representantes, que terão a oportunidade de assumir, por um dia, o papel de Deputado no Parlamento açoriano e, mais tarde, na Assembleia da República.

Durante os trabalhos em plenário, os jovens têm a oportunidade de vivenciar o funcionamento do processo parlamentar, seguindo as normas que regem o debate democrático.

Para assinalar o trigésimo aniversário deste programa estará patente no átrio da sede da ALRAA uma exposição fotográfica que reúne registos das Sessões Regionais ao longo dos últimos anos, destacando a participação dos jovens açorianos nesta iniciativa.

Recorde-se que o Parlamento dos Jovens é um programa promovido pela Assembleia da República, em colaboração com a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e o Governo Regional, com o objetivo de despertar nos estudantes o interesse pela participação cívica e política. A iniciativa procura ainda desenvolver as suas competências de argumentação e expressão, incentivando a defesa de ideias dentro dos princípios da tolerância e do respeito pela decisão da maioria.

Horta, 13 de março de 2025

(versão p/impressão)

Agenda - ensino básico

Agenda - ensino secundário

Agenda - Euroscola