O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, apelou hoje a todos os açorianos para que “sejam agentes ativos na construção de uma sociedade mais inclusiva e respeitadora da diferença”, no âmbito das comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.
“A Assembleia Legislativa, enquanto espaço de representação de todos os açorianos, reafirma o seu compromisso com a inclusão e com a valorização de cada pessoa como um pilar essencial para uma sociedade mais justa e solidária”, afirmou o Presidente Luís Garcia, esta manhã, sublinhando a importância desta data assinalada há muitos anos na sede do Parlamento.
“O respeito pela diferença, pela inclusão e a promoção da dignidade humana não são apenas responsabilidades dos poderes políticos, mas de todos os cidadãos. No nosso dia a dia, com as nossas ações e atitudes, somos todos responsáveis por fomentar estes valores fundamentais”, afirmou o Presidente da Assembleia Legislativa.
Na ocasião, o Presidente do Parlamento açoriano enalteceu o trabalho dos profissionais que dedicam as suas vidas ao cuidado das pessoas com necessidades especiais, destacando que “desempenham uma missão de enorme exigência e responsabilidade, que requer dedicação, sensibilidade e compaixão” e que a eles deve ser prestado “o nosso mais profundo reconhecimento e gratidão, pois são essenciais para a promoção do bem-estar e da dignidade de tantos na nossa sociedade”, acrescentou.
Participaram nas comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência os utentes da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Ilha do Faial (APADIF) e do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão - CACI, da Santa Casa da Misericórdia da Horta, responsáveis pela decoração da Árvore de Natal e do Presépio da ALRAA. As celebrações incluíram ainda um momento de dança e uma pequena atuação musical, encerrando com uma visita do Pai Natal.
Horta, 3 de dezembro de 2024