O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, considerou ontem, a Atlantis Cup como “um símbolo da Autonomia dos Açores” sublinhando que “é um exemplo vivo da forte ligação e coesão que existe entre as nossas ilhas”.

“A Regata da Autonomia é uma celebração da nossa identidade e uma demonstração do que os Açores têm de melhor para oferecer ao mundo”, afirmou o Presidente da Assembleia, na entrega de prémios da 35.ª edição da Atlantis Cup – Regata da Autonomia, que teve lugar ontem à noite, na Pousada Forte da Horta.

O Presidente do Parlamento açoriano considerou ainda que esta regata é “uma iniciativa que muito contribui para construção permanente da nossa Autonomia” que no seu entender “não se faz só com mais legislação, mas com atos que reforçam os seus valores e alicerces” reforçando que “nisso esta prova é um marco”.

Na ocasião, o Presidente Luís Garcia referiu que para manter e preservar a Autonomia dos Açores “é preciso enfrentar obstáculos, ultrapassar constrangimentos, mas com persistência e resiliência ir em frente”, sublinhando que “assim se faz nesta regata, assim se faz e continua a fazer neste percurso autonómico de quase 50 anos”.

O Presidente da Assembleia Legislativa aproveitou a ocasião para desafiar o Clube Naval da Horta a trabalhar para uma maior internacionalização da Regata Atlantis Cup, reforçando que “a Assembleia está disponível para apoiar a concretização desse objetivo, contribuindo para aumentar a visibilidade dos Açores no panorama internacional do desporto náutico”.

No final, o Presidente Luís Garcia congratulou todos os participantes na Regata da Autonomia que, no seu entender “cria um intercâmbio cultural e de experiências únicas que muito beneficia os Açores", reforçando que “estas razões são mais do que suficientes para continuarmos a apoiar a Atlantis Cup", referindo-se ao facto de a Assembleia Legislativa ser o principal patrocinador da competição.

A 35.ª edição da Atlantis Cup - Regata da Autonomia decorreu entre 28 de julho e 4 de agosto e resulta de uma organização do Clube Naval da Horta, em parceria com o Clube Naval de Ponta Delgada, Angra Iate Clube, Clube Náutico de Angra e Clube Naval de Velas.

 

Horta, 6 de agosto de 2024

(versão p/impressão)