O Colégio do Castanheiro, a Escola Secundária Antero de Quental, a Escola Secundária Vitorino Nemésio e a Escola Secundária Domingos Rebelo foram hoje eleitas para representarem o Círculo dos Açores na sessão nacional do ensino secundário do Parlamento dos Jovens. As quatro escolas secundárias foram as mais votadas, durantes a sessão regional, que teve lugar durante o dia de hoje na sala do Plenário da sede da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

O tema “Saúde mental nos jovens. Que desafios? Que respostas?” foi debatido ao longo do dia por setenta e três de 32 escolas secundárias e profissionais da Região.

O projeto base apresentado pelas alunas Ana Beatriz Pereira e Catarina Frederico da Escola Secundária Vitorino Nemésio, eleito ao início da tarde com 32 votos, foi discutido depois em sede de comissão, dando origem ao Projeto de Recomendação do Círculo dos Açores, que será apresentado na sessão nacional, agendada para os dias 29 e 30 de maio, na Assembleia da República.

Nesta sessão de hoje foi também eleito o porta-voz do grupo que representará os Açores na sessão nacional, tendo a missão sido confiada ao aluno Sebastião da Silva, do Colégio do Castanheiro.

Após a cerimónia de abertura da sessão regional, presidida pelo Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Luís Garcia, os jovens deputados tiveram a oportunidade de colocar perguntas aos convidados presentes, nomeadamente, ao Deputado à Assembleia da República, Francisco César (PS), à Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, Maria João Carreiro, e aos Deputados do Parlamento regional, Flávio Gomes (PSD), Vera Pires (BE) e Gustavo Alves (PPM).

Destaque ainda para os resultados do Concurso Euroscola, realizado ontem à noite no Plenário da sede da Assembleia Legislativa, com a participação de nove escolas e dezoito alunos.

O trabalho apresentado pelos alunos Matilde Pedro e Francisco Colaço, da Escola Secundária Manuel de Arriaga, foi o mais votado pelos membros do júri desta sessão, constituído pela Procuradora do Ministério Público da Comarca da Horta, Rita Sousa, pelo Inspetor Regional da Inspeção Administrativa Regional, da Transparência e do Combate à Corrupção, Francisco Lima, e pela Vereadora da Câmara Municipal da Horta, Maria Antónia Dutra.

Recorde-se que o Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República, que na região se realiza em parceria com a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e com o Governo Regional, com o objetivo de educar os estudantes portugueses para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política.

Horta, 21 de março de 2023

(versão p/impressão)