A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores acolhe as sessões regionais do ensino básico e secundário do Parlamento dos Jovens nos próximos dias 20 e 21 de março para debater a “Saúde Mental nos Jovens: que desafios? Que respostas”, tema escolhido para a edição deste ano.
No primeiro dia, os trabalhos arrancam pelas 9h00, na sala do plenário, para cerca de 60 alunos de vinte e nove escolas do ensino básico da Região.
O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Luís Garcia, preside à cerimónia de abertura da sessão regional para dar as boas-vindas aos estudantes açorianos que visitam o Parlamento Regional, alguns pela primeira vez.
Segue-se um período de perguntas colocadas pelos alunos aos convidados presentes na sessão, designadamente o Deputado à Assembleia da República, Rui Tavares, o Diretor Regional da Educação e Administração Educativa, Rui Espínola, que estará em representação da Secretária Regional da Educação e Assuntos Culturais, e aos Deputados da Assembleia Legislativa, Célia Pereira e Nuno Barata.
A sessão prossegue com a apresentação e debate dos Projetos de Recomendação de cada escola concorrente, seguindo-se o período de votação na generalidade, que vai apurar o projeto-base.
Da parte da tarde, os trabalhos recomeçam com o debate na especialidade do projeto aprovado de manhã, que culminará num Projeto de Recomendação do Círculo dos Açores.
A sessão regional do ensino básico encerra após a eleição das quatro escolas, que irão representar o Círculo dos Açores na Sessão Nacional, e do respetivo porta-voz.
No segundo-dia, pelas 8h30, setenta e três alunos de 32 escolas do ensino secundário e profissional da Região debatem o mesmo tema na sala do plenário, após a cerimónia de boas-vindas presidida pelo Presidente da Assembleia Legislativa, Luís Garcia.
Segue-se a habitual ronda de perguntas aos convidados presentes, nomeadamente, ao Deputado à Assembleia da República, Francisco César, à Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, Maria João Carreiro, e aos Deputados do Parlamento Regional, Flávio Gomes, Vera Pires e Gustavo Alves.
Também no dia 20, pelas 20h15, dezoito alunos de nove escolas açorianas vão apresentar, na sala do plenário, os trabalhos que elaboraram neste ano letivo sobre o tema “Prevenir a Corrupção: uma causa de todos!”, no âmbito do concurso Euroscola.
A Sessão Regional é o resultado do trabalho desenvolvido nas escolas nos últimos meses, que culmina com a eleição dos seus representantes para assumirem a função de Deputado no Parlamento açoriano por um dia e, posteriormente, na Assembleia da República.
No decorrer dos trabalhos em plenário, os jovens são confrontados com o processo parlamentar e com todas as regras inerentes ao debate democrático.
O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República, em parceria com a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e o Governo Regional dos Açores, com o propósito de incentivar o gosto dos estudantes portugueses pela participação cívica e política, estimulando as suas capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria.
Horta, 16 de março de 2023