Sessão Nacional - 23 e 24 de maio de 2016
Nota de Imprensa da Presidência da ALRAA - Decorreu durante os dias 23 e 24 de maio, na Assembleia da República, a Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens do Ensino Secundário.
Subordinado ao tema “Portugal: assimetrias litoral/interior. Que soluções?”, o primeiro dia de trabalho foi marcado pelo debate das medidas apresentadas por todos os Círculos, em sede de Comissão.
No dia 24 de maio, após a sessão de abertura presidida pelo Vice-Presidente da Assembleia da República, José Manuel Pureza, os alunos colocaram questões aos Deputados, tendo-se seguido o debate de recomendação sobre o tema.
Os jovens Deputados que formaram a delegação dos Açores foram: Vasco Leonardo e Gonçalo Vieira, da Escola Secundária Vitorino Nemésio (Terceira); Mariana Salema e Maria Pacheco, da Escola Básica 2,3/S de Vila Franca do Campo (S. Miguel); André Filipe Mansinho e Paulo César Costa Rego, da Escola Profissional de Vila Franca do Campo (S. Miguel); e Érica Mendonça e Manuel Amaral, da Escola Básica 2,3/S de Padre Manuel Azevedo da Cunha (S. Jorge).
O porta-voz da Delegação dos Açores foi o aluno Gonçalo Vieira, da Escola Secundária Vitorino Nemésio.
O aluno Manuel Menezes Silva, da Escola Secundária Manuel de Arriaga (Faial), que exerceu as funções de Presidente da Sessão Regional do Parlamento dos Jovens do Ensino Secundário, foi um dos eleitos para integrar a Mesa da Sessão Nacional, composta por quatro membros.
Recorde-se que a Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens do Ensino Básico decorreu nos dias 2 e 3 de maio de 2016.
Horta, 24 de maio de 2016
(versão p/impressão e registo fotográfico)
- Agenda da Sessão Nacional
- Escolas e deputados eleitos
- Reunião especial para eleição da Mesa
- Mesa Eleita
- Organização das Comissões, com distribuição dos projetos de Recomendação e perguntas
- Jornalistas das Escolas participantes
- Transportes
Sessão Regional - 22 e 23 de fevereiro de 2016
Quarenta e seis escolas da Região Autónoma dos Açores participam já na próxima semana, nos dias 22 e 23, no Parlamento dos Jovens, na Assembleia Legislativa.
Sessenta e três alunos do Ensino Básico, eleitos nas trinta escolas que representam, irão aprofundar, no dia 22, o tema “Racismo, preconceito e discriminação. Ao debate!”
O Ensino Secundário, por sua vez, em sessão plenária no dia 23, irá abordar a temática “Portugal: assimetrias litoral/interior. Que soluções?”. Setenta e três alunos de trinta e cinco escolas – sendo algumas simultaneamente do Ensino Básico e Secundário – irão apresentar as suas ideias no plenário, sendo parlamentares por um dia.
A iniciativa é uma organização da Assembleia da República em parceria com a Assembleia Legislativa da Região Autónoma e o Governo Regional dos Açores e culminará em sessões na Assembleia da República no próximo mês de maio.
Horta, 19 de fevereiro 2016.
Registo Fotográfico da Sessão Regional
- Nota de Imprensa da Presidência da ALRAA - "Portugal: assimetrias litoral/interior. Que soluções?". 23-02-2016
- Nota de Imprensa da Presidência da ALRAA - "A nossa posição periférica é uma espécie de interioridade dentro da litoralidade". 23-02-2016
- Nota de Imprensa da Presidência da ALRAA - Alunos do Ensino Básico debatem racismo, preconceito e discriminação no Parlamento dos Jovens. 22-02-2016
- Nota de Imprensa da Presidência da ALRAA - É preciso estar atento e ser firme no combate ao racismo, preconceito e discriminação - apela a Presidente da Assembleia. 22-02-2016
- Nota de Imprensa da Presidência da ALRAA - Parlamento dos Jovens reúne em 22 e 23 de fevereiro. 19-02-2016
- Nota de Imprensa da Presidência da ALRAA - Parlamento dos Jovens: A aprendizagem de um caminho democrático. 06-11-2015
Ação de Sensibilização
Parlamento dos Jovens
A aprendizagem de um caminho democrático
Quem gostaria de ter poder de fazer aplicar uma ideia sua na nossa Região? – perguntou a Presidente da Assembleia a uma plateia de alunos do ensino básico da Escola Francisco Ferreira Drummond, na ilha Terceira.
Muitos braços se levantaram em sinal de assentimento e entusiasmo. A pergunta, mais do que um convite à reflexão, constituía um desafio para os jovens alunos.
Ana Luísa Luís explicou os caminhos para chegar à concretização da ideia. O Parlamento dos Jovens ganhou, assim, um novo objetivo, uma nova proximidade e uma forte utilidade: a de influenciar as políticas por iniciativa e pensamento dos jovens.
Para atingir a meta, há que seguir uma sequência de regras democráticas, de respeito pelas ideias dos companheiros e de exercício da capacidade de argumentação. Mas o resultado pode ser chegar à representação regional no Parlamento nacional. Todas estas explicações foram dadas pela Presidente da Assembleia Legislativa, numa ação de sensibilização para alunos e professores, em que apelou a uma participação ativa dos jovens.
A sessão, em que participaram o Secretário Regional da Educação e Cultura e a Secretária Regional Adjunta da Presidência para os Assuntos Parlamentares, terminou com duas canções interpretadas pelos alunos do quinto e sexto anos: “Canção da Terra” e “Ilhas de Bruma”.
Este ano todas as ilhas estão representadas no Parlamento dos Jovens estando inscritas trinta escolas do Ensino Básico e trinta e oito do Ensino Secundário.
A sessão regional terá lugar nos dias 22 e 23 de fevereiro de 2016, na Assembleia Legislativa, onde a temática debatida pelos alunos do Ensino Básico será “Racismo, Preconceito e Discriminação”, enquanto os alunos do Ensino Secundário vão-se dedicar ao tema “Portugal: Assimetrias Litoral/Interior. Que soluções?”.
Horta, 6 de novembro de 2015
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