O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, promove no próximo dia 6 de novembro, em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, o oitavo encontro do roteiro "Açores com Futuro – Jovens que Inspiram".

Da agenda do referido roteiro, destaca-se, na tarde de 5 de novembro, às 14h30, uma visita ao projeto "Home of Saudade", situado na Startup Angra, seguindo-se de uma visita geral aos projetos e empresas que compõem o ecossistema empresarial da Startup Angra.

No mesmo dia, pelas 15h30, o Presidente do Parlamento açoriano aproveitará a deslocação à ilha Terceira para visitar as instalações do Parque de Ciência e Tecnologia da ilha Terceira (TERINOV), situado na Canada de Belém, na Terra Chã.

Ainda no dia 5 de novembro, pelas 16h30, o Presidente Luís Garcia visitará o estúdio de videojogos Redcatpig, localizado na Vinha Brava, Canada das Algas, n.º 9, Angra do Heroísmo. A agenda do dia termina com uma visita, pelas 17h30, ao projeto Almah – Velas Artesanais, localizado na Rua Doutor Manuel Nunes Flores Brasil, n. º 15, em São Bento.

Já no dia 6 de novembro, às 10h00, o Presidente Luís Garcia presidirá à sessão de abertura do roteiro “Açores com Futuro”, a decorrer no auditório da Escola Básica e Secundária Tomás de Borba.

Após a sessão de abertura, realizar-se-á uma palestra subordinada ao tema "Ilha Terceira: Desafios e Oportunidades", contando com a participação de diversos agentes locais. Entre os oradores estarão César Martiniano, promotor do projeto “Home of Saudade”; Letícia Furtado, médica no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira; Bryan Freitas, cofundador e Tech Director na Redcatpig Studio e Renata Silva, promotora do projeto “Almah – Velas Artesanais”. A moderação ficará a cargo de Carlota da Silva.

O roteiro “Açores com Futuro” trata-se de uma iniciativa que pretende destacar e celebrar jovens que, ao regressarem após períodos de estudo fora do arquipélago ou que, mesmo sem ter ingressado no Ensino Superior, conseguiram atingir sucesso no exercício das suas profissões. Ao partilhar estes casos de sucesso, o projeto visa igualmente demonstrar que os Açores oferecem oportunidades reais de crescimento pessoal e profissional.

Recorde-se que o referido roteiro é uma iniciativa que cumpre o propósito institucional do Presidente Luís Garcia de aproximar o Parlamento açoriano a todas as ilhas, estabelecendo um contacto direto com os seus cidadãos e instituições.

Horta, 4 de novembro de 2025

(versão p/impressão)