Tema para o Ensino Básico e Secundário: “Novas Tecnologias: Oportunidades e desafios para os jovens”

 

Sessão Escolar do Ensino Básico e do Ensino Secundário: 2 de dezembro de 2024 a 24 de janeiro de 2025
Sessão Regional do Ensino Básico: 17 de março de 2025
Sessão Regional do Ensino Secundário: 18 de março de 2025
Sessão Nacional do Ensino Básico: 12 e 13 de maio de 2025
Sessão Nacional do Ensino Secundário: 26 e 27 de maio de 2025



 

Jovens açorianos debatem novas tecnologias e elegem representantes para a sessão nacional do Parlamento dos Jovens 

 

A Escola Secundária Domingos Rebelo, a Escola Básica 1,2,3/JI/S/EA Tomás de Borba, o Colégio do Castanheiro e a Escola Básica 2,3/S Lajes do Pico foram eleitas hoje para representar o Círculo dos Açores na sessão nacional do ensino secundário do Parlamento dos Jovens. A eleição decorreu durante a sessão regional, que teve lugar ao longo do dia na sala do plenário da sede da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, na Horta (ALRAA).

O tema "Novas Tecnologias: Oportunidades e Desafios para os Jovens" foi debatido por 80 alunos de 32 escolas secundárias e profissionais da Região, que apresentaram as suas propostas e refletiram sobre o impacto da inovação digital na sociedade e no futuro das novas gerações.

A cerimónia de boas-vindas da sessão regional contou com a presença do Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Luís Garcia, e incluiu também uma mensagem em vídeo do Presidente da Assembleia da República, assinalando os 30 anos do programa Parlamento dos Jovens.

O projeto base apresentado pelos alunos do Colégio do Castanheiro, eleito ao início da tarde com 19 votos, foi depois debatido em sede de comissão e deu origem ao Projeto de Recomendação do Círculo dos Açores, que será apresentado na sessão nacional, a decorrer nos dias 26 e 27 de maio, na Assembleia da República, em Lisboa.

Na sessão foi ainda eleito o porta-voz do grupo que representará os Açores na fase nacional, missão que foi confiada ao aluno António Dias, da Escola Secundária Domingos Rebelo.

Após a cerimónia de abertura, os jovens deputados tiveram a oportunidade de colocar questões aos convidados presentes na sessão, nomeadamente ao Deputado à Assembleia da República, Francisco César, ao Deputado à Assembleia Legislativa, Luís Raposo, e ao Diretor Regional da Juventude, Eládio Braga, em representação da Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, Maria João Carreiro.

Destaque também para o Concurso Euroscola, realizado na noite anterior na sala do plenário da ALRAA, que contou com a participação de 18 alunos de nove escolas da Região. O trabalho apresentado pelos alunos Maria Tkachenko e Maria Laura Teves, do Colégio do Castanheiro, sobre o tema “Inteligência Artificial: oportunidades e desafios”, foi eleito pelo júri, composto por Ana Rodrigues, Presidente do Conselho de Administração da ADAFMA – Associação para o Desenvolvimento do Mar dos Açores, Roberto Lino, CEO da Azores X, e Teresa Tiago, economista e professora da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade dos Açores.

O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República, em parceria com a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e o Governo Regional, com o objetivo de promover a educação para a cidadania e estimular o interesse dos jovens pela participação cívica e política. A iniciativa permite aos alunos compreenderem o funcionamento de um Parlamento, desenvolverem competências de debate e pensamento crítico e debaterem temas da atualidade que marcam a sociedade.

Horta, 18 de março de 2025

(versão p/impressão

 


 

"Os nossos jovens são os verdadeiros embaixadores da literacia digital", defende o Presidente da Assembleia Legislativa

 

O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, desafiou hoje os jovens açorianos a assumirem o papel de embaixadores da literacia digital, promovendo “a utilização consciente” das novas tecnologias como forma de “combater a desinformação” numa era marcada pelo surgimento de regimes antidemocráticos.

“Vocês são a geração mais digital de todas, nasceram com o computador e o telemóvel na vossa vida quotidiana. Isso dá-vos um poder e uma responsabilidade enormes para usarem essa conexão ao digital na partilha da verdade e na defesa dos valores democráticos”, sublinhou o Presidente da Assembleia Legislativa, esta manhã, na abertura da sessão regional do ensino secundário e profissional do Parlamento dos Jovens, que teve lugar na sede do Parlamento açoriano.

Destacando a importância de combater a desinformação, alertando para os perigos do conteúdo viral e da tendência de aceitar algo como verdade apenas porque "toda a gente está a partilhar", o Presidente Luís Garcia aproveitou a ocasião para alertar que “a disseminação de notícias falsas e a manipulação da opinião pública são ameaças reais”, defendendo que “cabe a cada um de nós assumir um papel ativo na construção de uma cidadania digital mais sólida e informada”.

Nesse sentido, o Presidente do Parlamento açoriano incentivou os jovens a desenvolverem um espírito crítico apurado, questionando a veracidade das informações que consomem e partilham online. "Cada interação digital conta. O simples ato de partilhar um conteúdo pode contribuir para a divulgação de informações falsas, o que reforça a necessidade de uma consciência individual mais responsável."

Na segunda sessão, onde participam cerca de oitenta alunos de 36 escolas do ensino secundário e profissional da Região, o Presidente Luís Garcia recordou ainda a aposta que fez, no início da presente legislatura, no uso das novas tecnologias como meio de aproximar os cidadãos do Parlamento e de promover um maior conhecimento do primeiro órgão da Autonomia. Uma decisão que teve como principal objetivo “criar canais de comunicação mais diretos e acessíveis, especialmente com os jovens”, incentivando-os a envolver-se ativamente no projeto autonómico e a valorizar as instituições democráticas.

Recorde-se que o Parlamento dos Jovens é um programa promovido pela Assembleia da República, em colaboração com a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e o Governo Regional, com o objetivo de despertar nos estudantes o interesse pela participação cívica e política. A iniciativa procura ainda desenvolver as suas competências de argumentação e expressão, incentivando a defesa de ideias dentro dos princípios da tolerância e do respeito pela decisão da maioria.

Horta, 18 de março de 2025

(versão p/impressão)

 


 

Alunos açorianos do básico discutem Novas Tecnologias e Inteligência Artificial no Parlamento dos Jovens

 

A Escola Básica 2,3/S Cardeal Costa Nunes, o Colégio do Castanheiro, a Escola Básica 2,3/S de Velas e a Escola Básica 1,2,3/JI/S Padre Maurício de Freitas foram eleitas hoje para representar o Círculo dos Açores na sessão nacional do ensino básico do Parlamento dos Jovens. A eleição decorreu esta tarde, durante a sessão regional, que teve lugar na sala do Plenário da sede da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, na cidade da Horta.

Ao longo do dia, 70 alunos de 32 escolas da Região apresentaram e debateram os projetos que desenvolveram nas escolas, durante a primeira fase do programa, sobre o tema "Novas Tecnologias: Oportunidades e Desafios para os Jovens".

O projeto base apresentado pelos alunos Gabriel César e Sara Oliveira, da Escola Básica 2,3/S Cardeal Costa Nunes, eleito ao final da manhã com 15 votos, foi debatido, alterado e votado durante a tarde, em sede de comissão, dando lugar ao Projeto de Recomendação do Círculo dos Açores, que será apresentado nos dias 12 e 13 de maio na sessão nacional, que terá lugar na Assembleia da República, em Lisboa.

Na sessão foi também eleito o porta-voz do grupo que representará a Região, tendo a missão sido confiada à aluna Sara Oliveira, da Escola Básica 2,3/S Cardeal Costa Nunes. Já a proposta de tema para o próximo ano mais votada foi a “Literacia Financeira” da Escola Secundária da Ribeira Grande.

Durante a manhã, os alunos foram saudados pelo Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores que destacou o impacto das novas tecnologias no futuro das sociedades. Luís Garcia sublinhou que o avanço tecnológico e a inteligência artificial trazem consigo enormes oportunidades, mas também desafios que exigem reflexão e responsabilidade por parte das novas gerações. Na sessão de boas-vindas, o Presidente do Parlamento açoriano encorajou ainda os alunos a utilizarem a inovação digital como uma ferramenta para o progresso e a manterem um olhar crítico e informado sobre o seu impacto.

A sessão inicial contou ainda com a projeção de uma mensagem em vídeo do Presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco sobre a importância desta iniciativa que assinala este ano a sua 30.ª edição.

Depois das saudações, os jovens deputados tiveram a oportunidade de colocar as suas questões aos convidados para esta sessão, nomeadamente ao Deputado à Assembleia da República, Paulo Moniz, aos Deputados da Assembleia Legislativa, Russell Sousa, António Lima e Nuno Barata, e ao Diretor Regional da Educação, Rui Spínola.

O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República, em parceria com a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e o Governo Regional, que tem como objetivo incentivar o gosto dos jovens pela participação cívica e política. Através deste programa, os alunos têm a oportunidade de compreender o funcionamento de um Parlamento, exercitar o debate democrático e desenvolver um pensamento crítico sobre temas da atualidade.

Horta, 17 de março de 2025

(versão p/impressão)

 


 Presidente da Assembleia Legislativa desafia jovens a utilizarem as novas tecnologias para fortalecer a Democracia

 

O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, desafiou hoje os jovens açorianos a utilizarem as novas tecnologias como um instrumento essencial para o fortalecimento da Democracia, assumindo o compromisso de serem "construtores de sociedades livres, abertas e verdadeiramente democráticas".

“Usem as ferramentas tecnológicas com espírito crítico, duvidem, não acreditem em tudo, porque a desinformação é uma ameaça real à Democracia, razão pela qual cabe-nos a todos desenvolver uma cidadania digital”, sublinhou o Presidente da Assembleia Legislativa, esta manhã, na abertura da sessão regional do Ensino Básico do Parlamento dos Jovens, que teve lugar na sede do Parlamento açoriano.

Destacando a importância de um uso responsável das novas tecnologias, o Presidente Luís Garcia sublinhou que “a revolução digital trouxe imensas oportunidades, mas também novos desafios, e é nossa responsabilidade coletiva — do Parlamento, Governo, escolas e sociedade em geral — utilizar estas ferramentas de forma eficaz, segura e responsável”.

Nesta primeira sessão, onde participam cerca de 70 alunos de trinta e duas escolas do ensino básico da Região, o Presidente Luís Garcia aproveitou a ocasião para partilhar a sua experiência pessoal, destacando a sua decisão, no início desta legislatura, de apostar nas novas tecnologias como ferramenta para aproximar os cidadãos do Parlamento açoriano e promover um maior conhecimento do primeiro órgão da Autonomia.

"Optei por esse caminho para comunicar melhor, sobretudo convosco jovens, que precisam de aderir a este projeto autonómico para que tenha futuro”, afirmou o Presidente da Assembleia Legislativa.

O Presidente do Parlamento açoriano terminou o discurso convocando os jovens para a defesa ativa da Liberdade e da Democracia, sublinhando que “passados 50 anos do 25 de Abril, é crucial lembrar que as ideias únicas e a falta de diversidade de pensamento enfraquecem as sociedades e as instituições”, encorajando-os a atuar como construtores de uma sociedade verdadeiramente livre e democrática.

Recorde-se que o Parlamento dos Jovens é um programa promovido pela Assembleia da República, em colaboração com a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e o Governo Regional, com o objetivo de despertar nos estudantes o interesse pela participação cívica e política. A iniciativa procura ainda desenvolver as suas competências de argumentação e expressão, incentivando a defesa de ideias dentro dos princípios da tolerância e do respeito pela decisão da maioria.


Horta, 17 de março de 2025

(versão p/impressão)


 

Parlamento açoriano acolhe Sessões Regionais do Parlamento dos Jovens a 17 e 18 de março

A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA) acolhe as sessões regionais do ensino básico, secundário e profissional do Parlamento dos Jovens nos próximos dias 17 e 18 de março para debater as “Novas Tecnologias: oportunidades e desafios para os jovens”.

Os trabalhos arrancam pelas 9h00, do dia 17, na sala do plenário, para cerca de 70 alunos de trinta e duas escolas do ensino básico da Região.

O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Luís Garcia, preside à cerimónia de abertura da sessão para dar as boas-vindas aos estudantes açorianos presentes nesta sessão, seguindo-se a projeção de uma mensagem em vídeo do Presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco sobre o 30.º aniversário do programa Parlamento dos Jovens que se assinala este ano.

Após as saudações, terá lugar um período de perguntas colocadas pelos alunos aos convidados presentes na sessão, nomeadamente ao Deputado à Assembleia da República, Paulo Moniz, e aos Deputados da Assembleia Legislativa, Russell Sousa, António Lima e Nuno Barata, e ao Diretor Regional da Educação, Rui Spínola.

A sessão prossegue com a apresentação e debate dos Projetos de Recomendação de cada escola concorrente, seguindo-se o período de votação na generalidade, que vai apurar o projeto-base.

Da parte da tarde, os trabalhos recomeçam com o debate na especialidade do projeto aprovado de manhã, que culminará num Projeto de Recomendação do Círculo dos Açores.

A sessão regional do ensino básico encerra após a eleição das quatro escolas, que irão representar o Círculo dos Açores na Sessão Nacional, e do respetivo porta-voz.

No segundo-dia, pelas 8h30, oitenta alunos de 36 escolas do ensino secundário e profissional da Região vão debater o mesmo tema na sala do plenário, após a cerimónia de boas-vindas presidida pelo Presidente do Parlamento dos Açores, Luís Garcia.

Segue-se a habitual ronda de perguntas aos convidados presentes, designadamente, ao Deputado à Assembleia da República, Francisco César, ao Deputado do Parlamento Regional, Luís Raposo, e ao Diretor Regional da Juventude, Eládio Braga.

No mesmo dia, pelas 20h00, dezoito alunos de nove escolas açorianas vão apresentar, na sala do plenário, os trabalhos que elaboraram neste ano letivo sobre o tema “Inteligência Artificial: oportunidades e desafios”, no âmbito do concurso Euroscola.

A Sessão Regional é o culminar do esforço e dedicação dos alunos ao longo dos últimos meses, refletindo o trabalho desenvolvido nas escolas. Neste processo, são eleitos os seus representantes, que terão a oportunidade de assumir, por um dia, o papel de Deputado no Parlamento açoriano e, mais tarde, na Assembleia da República.

Durante os trabalhos em plenário, os jovens têm a oportunidade de vivenciar o funcionamento do processo parlamentar, seguindo as normas que regem o debate democrático.

Para assinalar o trigésimo aniversário deste programa estará patente no átrio da sede da ALRAA uma exposição fotográfica que reúne registos das Sessões Regionais ao longo dos últimos anos, destacando a participação dos jovens açorianos nesta iniciativa.

Recorde-se que o Parlamento dos Jovens é um programa promovido pela Assembleia da República, em colaboração com a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e o Governo Regional, com o objetivo de despertar nos estudantes o interesse pela participação cívica e política. A iniciativa procura ainda desenvolver as suas competências de argumentação e expressão, incentivando a defesa de ideias dentro dos princípios da tolerância e do respeito pela decisão da maioria.

Horta, 13 de março de 2025

(versão p/impressão)


 

Multimédia

 


    


Outros anos: 2023/2024 -  2022/2023 - 2021/2022  - 2019/2021  - 2018/2019 2017/2018 2016/2017  - 2015/2016 - 2014/2015 - 2013/2014 - 2012/2013 - 2012 - 2011 - 2010 - 2009 - 2008 - 2007 - 2005 - 2004 - 2003 - 2000 - 1996