A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA) assinala o 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, através de um conjunto diversificado de iniciativas e atividades sobre o Dia da Liberdade direcionadas a todas as faixas etárias, em especial as mais jovens, organizadas pelo Parlamento açoriano em parceria com o Governo Regional.

As comemorações, que vão percorrer as várias ilhas ao longo de um ano, contam com tertúlias dedicadas aos valores de Abril e à Autonomia Regional consagrada na Constituição de 1976, através de testemunhos pessoais de quem viveu na ditadura, bem como visitas aos diversos edifícios da ALRAA incluindo o Museu do Parlamento dos Açores.

O objetivo passa por dar a conhecer aos estudantes açorianos dos ensinos básico e secundário o progresso económico e social da Região nos últimos cinquenta anos, através de atividades lúdico-pedagógicas, que os levem a refletir sobre a importância da Liberdade e da Democracia na vida dos açorianos.

O programa comemorativo arranca já no próximo dia 8 de abril, com a Tertúlia “Conversas de Abril”, a ter lugar no Museu do Parlamento dos Açores. O evento, reservado a convidados, conta com a participação do antigo Presidente da Assembleia da República e do Governo Regional, João Bosco Mota Amaral e do antigo político e académico, José António Martins Goulart, sob a moderação do antigo Deputado da ALRAA, Jorge Costa Pereira.

Das atividades previstas para o mês de abril consta a realização do concerto José Afonso – Wanderer Songs, a ter lugar no dia 19 de abril, no Teatro Faialense. O evento, com horário por definir, é organizado pela Câmara Municipal da Horta com a parceria da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

No dia 25 de abril, o edifício sede da Assembleia Legislativa, os Jardins da Cedars House e o Museu do Parlamento, situados na Horta, vão estar abertos para visitação do público das 15h00 às 17h00.

Para o dia 29 de abril está agendado o lançamento do livro “50 anos de Abril: Democracia & Autonomia”, da autoria do Diretor Regional das Comunidades, José Andrade, a ter lugar pelas 18 horas, no Museu do Parlamento. A obra, editada pela Letras Lavadas, reúne testemunhos dos antigos e atuais Presidentes da Assembleia Legislativa e do Governo Regional durante os quase cinquenta anos de Autonomia Regional.

Das comemorações destaca-se ainda a participação do Presidente do Parlamento açoriano, Luís Garcia, na Sessão Solene Comemorativa do 50.º aniversário do 25 de Abril, a ter lugar na manhã do Dia da Liberdade, na Assembleia da República.

Horta, 7 de abril de 2024

(versão p/impressão)