Tema para o Ensino Básico e Secundário: “Viver Abril na Educação: caminhos para uma escola plural e participativa”
Sessão Escolar do Ensino Básico e do Ensino Secundário: 4 de dezembro de 2023 a 31 de janeiro de 2024
Sessão Regional do Ensino Básico: 18 de março de 2024
Sessão Regional do Ensino Secundário: 19 de março de 2024
Sessão Nacional do Ensino Básico: 6 e 7 de maio de 2024
Sessão Nacional do Ensino Secundário: 27 e 28 de maio de 2024
Assembleia Legislativa recebe Sessões Regionais do Parlamento dos Jovens a 18 e 19 de março
A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores acolhe as sessões regionais do ensino básico e secundário do Parlamento dos Jovens nos próximos dias 18 e 19 de março para debater o tema desta edição “Viver Abril na Educação: caminhos para uma escola plural e participativa”.
No primeiro dia, os trabalhos arrancam pelas 9h00, na sala do plenário, para cerca de 59 alunos de vinte e oito escolas do ensino básico da Região.
O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Luís Garcia, preside à cerimónia de abertura da sessão regional para dar as boas-vindas aos estudantes açorianos que visitam o Parlamento Regional, alguns pela primeira vez.
Segue-se um período de perguntas colocadas pelos alunos aos convidados presentes na sessão, designadamente ao Deputado à Assembleia da República, Paulo Moniz, a Secretária Regional da Educação, Cultura e Desporto, Sofia Ribeiro, e ao Deputado da Assembleia Legislativa, Luís Raposo.
A sessão prossegue com a apresentação e debate dos Projetos de Recomendação de cada escola concorrente, seguindo-se o período de votação na generalidade, que vai apurar o projeto-base.
Da parte da tarde, os trabalhos recomeçam com o debate na especialidade do projeto aprovado de manhã, que culminará num Projeto de Recomendação do Círculo dos Açores.
A sessão regional do ensino básico encerra após a eleição das quatro escolas, que irão representar o Círculo dos Açores na Sessão Nacional, e do respetivo porta-voz.
No segundo-dia, pelas 8h30, setenta e três alunos de 32 escolas do ensino secundário e profissional da Região debatem o mesmo tema na sala do plenário, após a cerimónia de boas-vindas presidida pelo Presidente da Assembleia Legislativa, Luís Garcia.
Segue-se a habitual ronda de perguntas aos convidados presentes, nomeadamente, o Deputado à Assembleia da República, Paulo Moniz, o Diretor Regional da Juventude, Eládio Braga, em representação da Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, Maria João Carreiro, e aos Deputados do Parlamento Regional, António Lima, Russel Sousa e José Paulo Sousa.
Também no dia 19, pelas 20h15, vinte alunos de dez escolas açorianas vão apresentar, na sala do plenário, os trabalhos que elaboraram neste ano letivo sobre o tema “Promover a Paz, os seus valores e o bem-estar dos povos”, no âmbito do concurso Euroscola.
A Sessão Regional é o resultado do trabalho desenvolvido nas escolas nos últimos meses, que culmina com a eleição dos seus representantes para assumirem a função de Deputado no Parlamento açoriano por um dia e, posteriormente, na Assembleia da República.
No decorrer dos trabalhos em plenário, os jovens são confrontados com o processo parlamentar e com todas as regras inerentes ao debate democrático.
O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República, em parceria com a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e o Governo Regional dos Açores, com o propósito de incentivar o gosto dos estudantes portugueses pela participação cívica e política, estimulando as suas capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria.
Horta, 15 de março de 2024
Presidente da Assembleia apela à sensibilização das novas gerações para a importância do 25 de Abril
O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, presidiu esta manhã à cerimónia de abertura da sessão regional do ensino básico do Parlamento dos Jovens, que decorre na sala do Plenário da sede do Parlamento açoriano, sob o tema “Viver Abril na Educação: caminhos para uma escola plural e participativa”.
“A Revolução do 25 de Abril de 1974 foi o acontecimento mais importante e marcante da história recente de Portugal”, afirmou o Presidente da Assembleia Legislativa sublinhando as conquistas alcançadas com a Revolução, desde logo, o “acesso à educação, a democracia, a liberdade, e, aqui nos Açores, a Autonomia Regional”.
Na ocasião, o Presidente da Assembleia alertou os jovens estudantes para que não caiam “no erro de pensar que essas conquistas estão absolutamente adquiridas e que são irreversíveis. Pelo contrário, temos de aprofundá-las e não permitir retrocessos”, uma tarefa que considera ser da “responsabilidade de todos”.
No ano em que se comemora o 50.º aniversário do 25 de Abril, o Presidente Luís Garcia referiu que “a melhor forma de o comemorarmos é aproveitar este ano para ensinar e sensibilizar as novas gerações” para este assunto, pois “ninguém dá valor ao que desconhece”.
Nesse sentido, o Presidente da ALRAA deixou o apelo às escolas para um maior aprofundamento do tema, através de programas de aprendizagem sobre o legado da Revolução dos Cravos, disponibilizando a parceria do Parlamento açoriano para prossecução desse desígnio.
Na sua intervenção inicial, o Presidente Luís Garcia falou ainda sobre a importância do programa Parlamento dos Jovens, uma iniciativa da Assembleia da República, que na Região ocorre em parceria com a ALRAA e as Direções Regionais da Educação e Juventude saudando, em especial, os jovens presentes na sala do Plenário.
“É uma alegria ver este Parlamento cheio de gente nova, gente que é o futuro. Esta é a vossa casa”, saudou o Presidente Luís Garcia aos cinquenta e nove jovens que representam hoje escolas de todas as ilhas da Região.
Após a cerimónia de abertura, o Presidente do Parlamento açoriano deu uma conferência de imprensa aos alunos que vieram representar a sua escola na qualidade de jornalistas, tendo respondido a questões sobre o tema em debate e sobre a condução dos trabalhos parlamentares na atual legislatura, assuntos que despertam curiosidade entre os jovens estudantes.
Recorde-se que a sessão regional do Parlamento dos Jovens do ensino básico, que decorre hoje no Plenário da ALRAA, constitui a segunda fase deste programa, com vista ao apuramento do Projeto de Recomendação e das escolas que irão representar o Círculo dos Açores na sessão nacional, a ter lugar na Assembleia da República, nos dias 6 e 7 de maio.
Horta, 18 de março de 2024
Escolas do Pico, Terceira e São Miguel vão representar os Açores na sessão nacional do Parlamento dos Jovens
A Escola Básica 2, 3/S Armando Cortês Rodrigues, a Escola Básica 1, 2, 3/JI Francisco Ornelas da Câmara a Escola Secundária Antero de Quental e a Escola Básica 2, 3/S Cardeal Costa Nunes foram eleitas hoje para representarem o Círculo dos Açores na sessão nacional do ensino básico do Parlamento dos Jovens. A eleição decorreu esta tarde, durante a sessão regional, que teve lugar na sala do Plenário da sede da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, na Horta.
Ao longo do dia, 59 alunos de vinte e nove escolas do ensino básico da Região apresentaram e debateram os projetos que desenvolveram nas escolas, durante a primeira fase do programa, sobre o tema desta edição “Viver Abril na Educação: caminhos para uma escola plural e participativa.
O projeto base apresentado pelos alunos Pedro Dias e Matilde Sardinha, da Escola Secundária Domingos Rebelo, eleito ao final da manhã com 18 votos foi debatido, alterado e votado durante a tarde, em sede de comissão, dando lugar ao Projeto de Recomendação do Círculo dos Açores, que será apresentado nos dias 6 e 7 de maio na sessão nacional, que terá lugar na Assembleia da República.
Na sessão foi também eleito o porta-voz do grupo que representará a Região, tendo a missão sido confiada à aluna Luzia Fernandes, da EB 2, 3/S Armando Cortês Rodrigues.
Antes do arranque dos trabalhos, os jovens estudantes foram recebidos pelo Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Luís Garcia, que na cerimónia de abertura da sessão sublinhou a importância da Revolução do 25 de Abril de 1974 na vida de todos os portugueses.
Na ocasião, o Presidente do Parlamento açoriano apelou aos jovens para que cuidem e fortaleçam as conquistas de Abril da democracia, da liberdade, da igualdade e da Autonomia como se de uma flor se tratasse alertando-os para os perigos de um retrocesso.
Após a cerimónia de boas-vindas do Presidente Luís Garcia, os jovens deputados tiveram a oportunidade de colocar as suas questões aos convidados para esta sessão, nomeadamente ao Deputado à Assembleia da República, Paulo Moniz, à Secretária Regional da Educação, Cultura e Desporto, Sofia Ribeiro, e ao Deputado da Assembleia Legislativa, Luís Raposo, do PSD.
Recorde-se que o Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República, em parceria com a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e o Governo Regional, que tem por objetivo incentivar o gosto dos jovens pela participação cívica e política, dando a conhecer a função, missão e regras de um Parlamento, e promovendo o respeito pela diversidade de opiniões através do debate democrático.
Horta, 18 de março de 2024
Presidente da Assembleia apela à responsabilidade dos jovens para fortalecer as conquistas de Abril
O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, apelou aos jovens do ensino secundário e profissional que representam hoje as suas escolas na sessão regional do Parlamento dos Jovens, na Horta, para que consolidem e fortaleçam as conquistas alcançadas após a Revolução do 25 de Abril de 1974.
“Essa responsabilidade é enorme na vossa geração” frisou o Presidente da Assembleia, lembrando que “os jovens têm essa missão de defender a democracia, a liberdade e a justiça”, que considera ser conseguida através da participação cívica ativa.
Falando na cerimónia de abertura para um plenário repleto de jovens prestes a terminar o ensino secundário, o Presidente Luís Garcia deixou-lhes o apelo de prosseguirem os seus estudos e “de regressarem posteriormente à Região” para inverter a “trajetória de despovoamento” registada nos Açores.
“É possível ser feliz nos Açores, realizar-se pessoal e profissionalmente”, defendeu o Presidente da ALRAA na sua intervenção, sublinhado a urgência “de transmitir esta mensagem às novas gerações formadas” que a Região “precisa dos seus jovens e do fruto dos seus talentos”.
Sublinhando a importância do tema em debate na sessão de hoje, dedicado aos valores e às conquistas de Abril na área da educação, o Presidente Luís Garcia voltou a reiterar a disponibilidade da ALRAA como parceira de projetos e programas de aprendizagens sobre o legado da Revolução de Abril com as escolas da Região.
O Presidente do Parlamento açoriano falou ainda sobre a importância do programa Parlamento dos Jovens, uma iniciativa da Assembleia da República, em parceria com a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e o Governo Regional, através das Direções Regionais da Educação e da Juventude.
Recorde-se que a sessão regional do ensino secundário, decorrida hoje no Plenário da ALRAA, constitui a segunda fase do programa Parlamento dos Jovens, com vista ao apuramento do Projeto de Recomendação e das escolas que irão representar o Círculo dos Açores na sessão nacional do secundário, que terão lugar na Assembleia da República, nos próximos dias 27 e 28 de maio.
Horta, 19 de março de 2024
Secundárias da Terceira, São Miguel e Faial vão representar os Açores na sessão nacional do Parlamento dos Jovens
A Escola Secundária Vitorino Nemésio, a Escola Secundária Domingos Rebelo, a Escola Profissional do Sindicato de Escritório e Comércio da Região Autónoma dos Açores e a Escola Secundária Manuel de Arriaga foram eleitas hoje para representarem o Círculo dos Açores na sessão nacional do ensino secundário do Parlamento dos Jovens. As quatro escolas secundárias foram as mais votadas, durante a sessão regional, que teve lugar durante o dia de hoje na sala do Plenário da sede da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, na Horta.
O tema “Viver Abril na Educação: caminhos para uma escola plural e participativa” foi debatido ao longo do dia por 73 alunos de 32 escolas secundárias e profissionais da Região.
O projeto base apresentado pelos alunos da Escola Secundária Vitorino Nemésio, eleito ao início da tarde com 14 votos, foi discutido em sede de comissão, dando origem ao Projeto de Recomendação do Círculo dos Açores, que será apresentado na sessão nacional, agendada para os dias 27 e 28 de maio, na Assembleia da República.
Na sessão realizada hoje foi também eleito o porta-voz do grupo que representará os Açores na sessão nacional, tendo a missão sido confiada à aluna Ana Beatriz Pereira, da Escola Secundária Vitorino Nemésio.
Após a cerimónia de abertura da sessão regional, presidida pelo Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Luís Garcia, os jovens deputados tiveram a oportunidade de colocar perguntas aos convidados presentes, nomeadamente, o Deputado à Assembleia da República, Paulo Moniz, o Diretor Regional da Juventude, Eládio Braga, em representação da Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, Maria João Carreiro, e aos Deputados do Parlamento Regional, António Lima, do BE, Russel Sousa, do PS, e José Paulo Sousa, do Chega.
Destaque ainda para o Concurso Euroscola realizado ontem à noite no Plenário da sede da Assembleia Legislativa, que contou com a participação de 20 alunos de dez escolas da Região.
O trabalho apresentado pelas alunas Maria Sousa e Catarina Costa da Escola Secundária Vitorino Nemésio sobre o tema “Promover a Paz, os seus valores e o bem-estar dos povos” foi o mais votado pelos membros do júri desta sessão, composto pelo Capitão do Porto da Horta e Comandante Local da Polícia Marítima, Capitão-de-Fragata Amílcar Braz, pela Coordenadora do Núcleo de São Miguel da Amnistia Internacional, Catarina Gaspar, e pelo mestre em Assuntos Europeus, Rodrigo Silva.
Recorde-se que o Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República, que na Região se realiza em parceria com a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e com o Governo Regional, com o objetivo de educar os estudantes portugueses para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política.
Horta, 19 de março de 2024
Multimédia
Agenda e Participantes
- Agenda da Sessão Regional do Parlamento dos Jovens - Ensino básico
- Lista dos Deputados do Ensino Básico
- Agenda Sessão Regional do Parlamento dos Jovens - Ensino Secundário e Profissional
- Lista dos Deputados do Ensino Secundário e Profissional
- Agenda do Euroscola
Notas à Comunicação Social
- Nota Informativa - Assembleia Legislativa recebe Sessões Regionais do Parlamento dos Jovens a 18 e 19 de março
- Nota de Imprensa - Presidente da Assembleia apela à sensibilização das novas gerações para a importância do 25 de Abril
- Nota de Imprensa - Escolas do Pico, Terceira e São Miguel vão representar os Açores na sessão nacional do Parlamento dos Jovens
- Nota de Imprensa - Presidente da Assembleia apela à responsabilidade dos jovens para fortalecer as conquistas de Abril
- Nota de Imprensa - Secundárias da Terceira, São Miguel e Faial vão representar os Açores na sessão nacional do Parlamento dos Jovens
Outros anos: 2022/2023 - 2021/2022 - 2019/2021 - 2018/2019 - 2017/2018 - 2016/2017 - 2015/2016 - 2014/2015 - 2013/2014 - 2012/2013 - 2012 - 2011 - 2010 - 2009 - 2008 - 2007 - 2005 - 2004 - 2003 - 2000 - 1996