O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, homenageou, sábado passado, a “ação inspiradora” da professora Maria Simas Cardoso, considerando-a “um exemplo a seguir”, durante a sessão evocativa em sua memória, que teve lugar na Biblioteca Álvaro Monjardino, na cidade da Horta.
Naquele que foi o primeiro evento aberto ao público realizado na Biblioteca do Parlamento dos Açores, localizada no edifício do Museu, o Presidente da Assembleia Legislativa destacou a “força motora” da professora Maria Simas, “que dedicou a sua vida à Educação, não só ensinando o que sabia, mas sobretudo ensinando os outros a ensinar”.
Para o Presidente Luís Garcia, o exemplo de vida e de ação daquela pedagoga, falecida em 2018, é fonte de inspiração para os propósitos daquela Biblioteca parlamentar, “que deve ser muito mais do que apenas um espaço agregador de conhecimento sobre a realidade política, cultural e social dos Açores”, querendo-se que seja geradora “de pensamento insular e, sobretudo, força motora da sua partilha”.
Na ocasião, o Presidente da ALRAA destacou a marca da professora, cujo nome “ultrapassou as fronteiras da ilha do Faial, onde nasceu e viveu, lembrando que foi por essa razão que “a Região fez questão de homenageá-la, em 2013, com a Insígnia Autonómica de Dedicação”.
Maria Simas Cardoso foi uma referência na área da Educação nos Açores, tendo sido responsável pela formação de várias gerações de professores açorianos na Escola do Magistério Primário da Horta, onde lecionou durante 20 anos e foi depois diretora, de 1978 até ao seu encerramento, em 1989.
Destacou-se também na luta pela continuação da Formação de Professores na Horta, tendo sido responsável pelo Centro Integrado de Formação de Professores (CIFOP), que lhe permitiu negociar depois a extensão do ensino da Universidade Aberta à Horta.
A sessão evocativa da sua memória contou também com as intervenções do Presidente da Associação dos Antigos Alunos do Liceu da Horta, Henrique de Melo Barreiros, que falou sobre “A Construção da Memória da Professora Maria Simas”, da Professora Doutora Rosa Maria Goulart, sobre “Maria Simas: uma homenagem em vários tons”, e do Presidente da Câmara Municipal da Horta, Carlos Ferreira.
Recorde-se que a Biblioteca Álvaro Monjardino foi inaugurada pelo Presidente da República, aquando da comemoração dos 45 anos de Autonomia, em 2021, funcionando desde então de forma interna, devido às obras de instalação do Museu do Parlamento. Com a inauguração daquele espaço museológico, na passada quinta-feira, a biblioteca parlamentar passa a estar aberta ao público durante os dias úteis, entre as 10h e as 17h.
Horta, 17 de julho de 2023
Relacionados: Nota Informativa - Biblioteca Álvaro Monjardino acolhe sábado a Sessão Evocativa da Memória de Maria Simas Cardoso