Créditos das fotografias: Hugo Moreira/ALRAA

 

O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, inaugurou ontem na Horta, ao final da tarde, o novo Museu do Parlamento, numa cerimónia marcada por uma homenagem aos Antigos Presidentes da ALRAA, a quem foi dedicada a principal sala daquele espaço museológico.

A agora chamada “Galeria dos Presidentes” vai registar “para a posteridade, os seus retratos oficiais, as suas biografias e os testemunhos dos seus mandatos”, que para o Presidente Luís Garcia são “uma parte fundamental da nossa história parlamentar” e uma forma de honrar “todos quantos ajudaram a criar as memórias que aqui registámos e queremos manter vivas”.

Além dessa Galeria, a exposição permanente inclui também uma sala sobre a história do edifício, duas salas dedicadas à Autonomia e duas salas sobre a organização e funcionamento do Parlamento, que visam inspirar as novas gerações.

“Com a abertura deste novel espaço museológico, queremos mostrar quem somos, o que fazemos todos os dias e por que é fundamental o papel que o Parlamento açoriano desempenha na consolidação do projeto autonómico com que nos comprometemos”, afirmou o Presidente da Assembleia, na abertura da sessão inaugural.

Lembrando que com a inauguração do Museu, se cumpre “por inteiro” a Resolução da ALRAA de 2015, que instituiu a sua criação com o objetivo de “celebrar a memória do Parlamento dos Açores” e “fazer a pedagogia da Autonomia política”, o Presidente Luís Garcia sublinhou que aquele momento representou também o culminar do trabalho desenvolvido “por muita gente”, ao longo de várias legislaturas, destacando o papel dos trabalhadores da Assembleia Legislativa responsáveis pela conceção e execução da instalação do Museu, desenvolvida durante a sua Presidência.

A par do Museu do Parlamento, o Presidente da Assembleia anunciou também a abertura ao público da Biblioteca Álvaro Monjardino - inserida no mesmo edifício mas já inaugurada em 2021 pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa -, cuja atividade se quer agora “revitalizar”, dado estarem terminadas as limitações resultantes da instalação museológica em curso.

“Pretende-se que seja uma Biblioteca agregadora de conhecimento sobre a realidade política, cultural e social da Região Autónoma dos Açores, mas também geradora de pensamento insular”, afirmou o Presidente da ALRAA.

O Museu do Parlamento, situado na Rua Marcelino Lima, ao lado do edifício sede da ALRAA, inclui ainda duas salas reservadas a exposições temporárias, que foram inauguradas com a exposição “Mário Mesquita – o jornalista, o político, o professor”, onde se pode conhecer a vida e a obra de um açoriano que se notabilizou como pensador da democracia.

O novo espaço museológico está aberto ao público das 10 às 17 horas, nos dias úteis, e das 14 às 17 horas ao fim-de-semana, podendo ainda ser agendadas visitas guiadas.

Horta, 14 de julho de 2023

(versão p/impressão)

Discurso do Presidente da ALRAA, Luís Garcia, na Inauguração do Museu do Parlamento 

Artigos relacionados: 

Nota Informativa - Museu do Parlamento açoriano inaugurado a 13 de julho