A Biblioteca Álvaro Monjardino, do Museu do Parlamento dos Açores, acolhe no próximo sábado, dia 15 de julho, pelas 18 horas, uma Sessão Evocativa da Memória de Maria Simas Cardoso, organizada pela Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), em parceria com a Associação dos Antigos Alunos do Liceu da Horta.
A sessão, aberta ao público, terá início com a intervenção do Presidente da Associação dos Antigos Alunos do Liceu da Horta, Henrique de Melo Barreiros, que falará sobre “A Construção da Memória da Professora Maria Simas”, seguindo-se a intervenção da Professora Doutora Rosa Maria Goulart, intitulada “Maria Simas: uma homenagem em vários tons”.
O evento prosseguirá com as intervenções do Presidente da Câmara Municipal da Horta, Carlos Ferreira, usando por último da palavra, o Presidente da Assembleia Legislativa dos Açores, Luís Garcia, que presidirá à sessão.
Natural da Conceição, cidade da Horta, Maria Simas Cardoso, foi agraciada, em 2013, com a “Insígnia Autonómica de Dedicação”, que visa distinguir “relevantes serviços prestados no desempenho de funções na Administração Pública” e “agraciar aqueles funcionários que demonstrem invulgares qualidades dentro da sua carreira e que, pelo seu comportamento, possam ser apontados como exemplo a seguir”.
Recorde-se que Maria Simas Cardoso foi um nome de referência na área da Educação, responsável pela formação de várias gerações de professores. Formada pela Escola do Magistério Primário da Horta, aí lecionou durante 20 anos, tornando-se, em 1978, diretora da Escola, cargo que ocupou até ao seu encerramento em 1989.
Destacou-se também pelo seu empenho na luta pela continuação da Formação de Professores na Horta, tendo sido responsável pelo Centro Integrado de Formação de Professores (CIFOP), que lhe permitiu negociar depois a extensão à Horta do ensino da Universidade Aberta.
No final da Sessão Evocativa da Memória de Maria Simas, haverá ainda a possibilidade do público visitar as salas expositivas do Museu do Parlamento dos Açores, inaugurado ontem.
Horta, 14 de julho de 2023