Tema para o Ensino Básico e Secundário: “Saúde mental nos jovens. Que desafios? Que respostas”
Sessão Escolar do Ensino Básico e do Ensino Secundário: 22 de agosto de 2022 a 17 fevereiro de 2023
Sessão Regional do Ensino Básico: 20 de março de 2023
Sessão Regional do Ensino Secundário: 21 de março de 2023
Sessão Nacional do Ensino Básico: 8 e 9 de maio de 2023
Sessão Nacional do Ensino Secundário: 29 e 30 de maio de 2023
Assembleia Legislativa recebeu Sessões Regionais do Parlamento dos Jovens a 20 e 21 de março
A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores acolheu as sessões regionais do ensino básico e secundário do Parlamento dos Jovens nos dias 20 e 21 de março para debater a “Saúde Mental nos Jovens: que desafios? Que respostas”, tema escolhido para a edição deste ano.
No primeiro dia, os trabalhos começaram pelas 9h00, na sala do plenário, para cerca de 60 alunos de vinte e nove escolas do ensino básico da Região.
O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Luís Garcia, presidiu à cerimónia de abertura da sessão regional para dar as boas-vindas aos estudantes açorianos que visitaram o Parlamento Regional, alguns pela primeira vez.
Seguiu-se um período de perguntas colocadas pelos alunos aos convidados presentes na sessão, designadamente o Deputado à Assembleia da República, Rui Tavares, o Diretor Regional da Educação e Administração Educativa, Rui Espínola, que esteve em representação da Secretária Regional da Educação e Assuntos Culturais, e aos Deputados da Assembleia Legislativa, Célia Pereira e Nuno Barata.
A sessão prosseguiu com a apresentação e debate dos Projetos de Recomendação de cada escola concorrente, seguindo-se o período de votação na generalidade, que apurou o projeto-base.
Da parte da tarde, os trabalhos recomeçaram com o debate na especialidade do projeto aprovado de manhã, que culminou num Projeto de Recomendação do Círculo dos Açores.
A sessão regional do ensino básico encerrou após a eleição das quatro escolas, que vão representar o Círculo dos Açores na Sessão Nacional, e do respetivo porta-voz.
No segundo-dia, pelas 8h30, setenta e três alunos de 32 escolas do ensino secundário e profissional da Região debateram o mesmo tema na sala do plenário, após a cerimónia de boas-vindas presidida pelo Presidente da Assembleia Legislativa, Luís Garcia.
Seguiu-se a habitual ronda de perguntas aos convidados presentes, nomeadamente, ao Deputado à Assembleia da República, Francisco César, à Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, Maria João Carreiro, e aos Deputados do Parlamento Regional, Flávio Gomes, Vera Pires e Gustavo Alves.
Também no dia 20, pelas 20h15, dezoito alunos de nove escolas açorianas apresentaram, na sala do plenário, os trabalhos que elaboraram neste ano letivo sobre o tema “Prevenir a Corrupção: uma causa de todos!”, no âmbito do concurso Euroscola.
A Sessão Regional é o resultado do trabalho desenvolvido nas escolas nos últimos meses, que culmina com a eleição dos seus representantes para assumirem a função de Deputado no Parlamento açoriano por um dia e, posteriormente, na Assembleia da República.
No decorrer dos trabalhos em plenário, os jovens são confrontados com o processo parlamentar e com todas as regras inerentes ao debate democrático.
O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República, em parceria com a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e o Governo Regional dos Açores, com o propósito de incentivar o gosto dos estudantes portugueses pela participação cívica e política, estimulando as suas capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria.
Presidente da Assembleia exorta jovens a ajudar no “combate à pandemia da saúde mental”
O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, presidiu esta manhã à cerimónia de abertura da Sessão Regional do Ensino Básico do Parlamento dos Jovens, que decorreu na sala do Plenário da sede do Parlamento açoriano, sob o tema “Saúde Mental nos Jovens: Que desafios? Que respostas?”
Considerando que o tema desta sessão “diz muito do momento em que vivemos” e “das consequências da pandemia COVID-19”, o Presidente Luís Garcia exortou os jovens deputados presentes naquela sessão a não ter receio de ajudar no “combate à pandemia da saúde mental”.
“Da mesma forma que contámos com todos para o combate à covid-19, temos de contar com todos para o combate à saúde mental”, afirmou, deixando aos jovens deputados um pedido claro: “Que junto dos vossos amigos, junto dos vossos familiares, ao mínimo sinal de que possa algum de vós estar com alguma perturbação a esse nível, sejam amigos, e procurem ajudar as pessoas que tem esse problema, porque esses tratamentos são muito mais fáceis com a nossa ajuda, com a nossa compreensão”.
Abordando o tema da sessão de forma clara, o Presidente da Assembleia Legislativa dos Açores fez questão de afirmar perante os jovens deputados “que não é vergonha nenhuma ter problemas da ordem da saúde mental” e que é preciso é “ter a coragem de os assumir” e “de pedir ajuda, o mais cedo possível”, sem medo de procurar “os profissionais de saúde”.
Durante a sua intervenção inicial, o Presidente do Parlamento falou ainda sobre a importância do projeto do Parlamento dos Jovens, uma iniciativa da Assembleia da República, que na região ocorre em parceria com a Assembleia Legislativa dos Açores e as Direções Regionais da Educação e da Juventude.
“Espero que esta experiência do Parlamento dos Jovens vos lance ou fortaleça a semente de uma cidadania ativa, que nós precisamos tanto na nossa região. E que essa semente fortifique e, quiçá, um dia até venham a ocupar estes lugares, sendo deputados e deputadas eleitos pelo Povo açoriano”, afirmou o Presidente Luís Garcia.
Depois da cerimónia de abertura, o Presidente da Assembleia deu uma conferência de imprensa aos estudantes que vieram representar a sua escola como jornalistas, tendo respondido a perguntas sobre o tema em debate e sobre a condução dos trabalhos parlamentares, que desperta sempre alguma curiosidade entre os jovens alunos.
Recorde-se que a sessão regional do Parlamento dos Jovens do Ensino Básico, decorrida hoje no Plenário da ALRAA, constitui a segunda fase deste projeto, com vista ao apuramento do Projeto de Recomendação e das Escolas que irão representar o Círculo dos Açores na sessão nacional, a ter lugar na Assembleia da República, nos dias 8 e 9 de maio.
Horta, 20 de março de 2023
Escolas do Pico, Terceira e São Miguel vão representar os Açores na sessão nacional do Parlamento dos Jovens
A Escola Secundária Domingos Rebelo, a Escola Básica 2, 3/S das Lajes do Pico, a Escola Secundária Vitorino Nemésio e a Escola Básica 2, 3/S Cardeal Costa Nunes foram eleitas hoje para representarem o Círculo dos Açores na sessão nacional do ensino básico do Parlamento dos Jovens. A eleição decorreu esta tarde, durante a sessão regional, que teve lugar na sala do Plenário da sede da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA).
Ao longo de todo o dia, cerca de 60 alunos de vinte e nove escolas do ensino básico da Região apresentaram e debateram os projetos que desenvolveram nas escolas, durante a primeira fase, sobre “Saúde Mental nos Jovens: Que desafios? Que respostas?”, tema escolhido para a edição do Parlamento dos Jovens deste ano.
O projeto base apresentando pelas alunas Catarina Costa e Maria Lucas, da Escola B1, 2, 3/JI dos Biscoitos, eleito ao final da manhã com 30 votos, foi debatido, alterado e votado durante a tarde, em sede de comissão, dando lugar ao Projeto de Recomendação do Círculo dos Açores, que será apresentado nos dias 8 e 9 de maio na sessão nacional, a ter lugar na Assembleia da República.
Na sessão foi também eleito o porta-voz do grupo que representará a Região, tendo a missão sido confiada ao aluno António Dias, da Escola Secundária Domingos Rebelo.
Antes do arranque dos trabalhos, os jovens estudantes foram recebidos pelo Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Luís Garcia, que na cerimónia de abertura da sessão sublinhou a importância de se falar cada vez mais sobre saúde mental como instrumento de combate ao estigma a que ainda está bastante associado.
Na ocasião, o Presidente do Parlamento açoriano apelou aos jovens para que procurem ajuda juntos dos seus professores nas escolas e dos profissionais de saúde, quando sentirem que algo não está bem.
Após a cerimónia de boas-vindas do Presidente Luís Garcia, os jovens deputados tiveram a oportunidade de colocar questões aos convidados para esta sessão, nomeadamente ao Deputado à Assembleia da República, Rui Tavares, do Livre, ao Diretor Regional da Educação e Administração Educativa, Rui Espínola, presente em representação da Secretária Regional da Educação e Assuntos Culturais, e aos Deputados da Assembleia Legislativa, Célia Pereira, do PS, e Nuno Barata, do IL.
No final da sessão regional seguiu-se uma pequena cerimónia de homenagem aos professores que participam e acompanham os estudantes açorianos nesta fase regional do programa há cinco ou mais anos, com a respetiva entrega dos certificados de reconhecimento.
Recorde-se que o Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República, em parceria com a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e o Governo Regional, que tem por objetivo incentivar o gosto dos jovens pela participação cívica e política, dando a conhecer a função, missão e regras de um Parlamento, e promovendo o respeito pela diversidade de opiniões através do debate democrático.
Horta, 20 de março de 2023
Presidente da Assembleia apela a jovens do secundário para que prossigam estudos nos Açores e depois regressem às suas ilhas
O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, lançou hoje três apelos aos jovens do ensino secundário presentes na sessão regional do Parlamento dos Jovens, que teve lugar na cidade da Horta, no sentido de prosseguirem estudos superiores, de preferência na Universidade dos Açores, regressando depois às suas terras.
Falando na cerimónia de abertura para um plenário repleto de jovens prestes a terminar o ensino secundário, o Presidente incentivou os alunos a prosseguirem estudos, porque a região precisa “de mais jovens a frequentar o ensino superior”, e pediu-lhes, em segundo lugar, que, se for possível, prossigam esses estudos na Universidade dos Açores, porque “ela se fortalece com a participação” de mais alunos.
O terceiro apelo lançado pelo Presidente da Assembleia foi para não fecharem “a porta ao regresso” quando terminarem os estudos superiores. “Voltem, porque as nossas ilhas e as nossas terras precisam do vosso contributo para se desenvolverem e para contrariarem o despovoamento que afeta muito dos nossos territórios”, pediu.
Sublinhando a atualidade do tema em debate na sessão de hoje, dedicada à saúde mental, tal como na sessão do ensino básico decorrida na véspera, o Presidente Luís Garcia voltou a sublinhar a necessidade de contar com ajuda dos jovens para fazer face aos crescentes problemas de saúde mental que afetam a nossa região.
“Se precisámos do contributo e responsabilidade de todos para combater a Covid-19, também agora precisamos da ajuda de todos para este combate à pandemia da saúde mental, que vivemos mesmo nas camadas mais jovens”, acrescentou.
O Presidente do Parlamento açoriano falou ainda sobre a importância do projeto do Parlamento dos Jovens, uma iniciativa da Assembleia da República, em parceria com a Assembleia Legislativa dos Açores e o Governo Regional dos Açores, através das Direções Regionais da Educação e da Juventude.
“Esta é uma experiência que repito de grande importância e muito enriquecedora para todos. E espero, muito sinceramente, que lance em todos a semente da cidadania ativa”, afirmou.
“Nós precisamos de uma sociedade com cidadãos participativos e cidadãos ativos. E a participação dos jovens nas nossas sociedades, seja na vida cultural, desportiva, social ou económica, enriquece as nossas comunidades”, acrescentou o Presidente Luís Garcia.
Recorde-se que a sessão regional do Ensino Secundário, decorrida hoje no Plenário da ALRAA, constitui a segunda fase do projeto Parlamento dos Jovens, com vista ao apuramento do Projeto de Recomendação e das Escolas que irão representar o Círculo dos Açores na sessão nacional do secundário, a ter lugar na Assembleia da República, nos próximos dias 29 e 30 de maio.
Horta, 21 de março de 2023
Secundárias de São Miguel e da Terceira vão representar os Açores na sessão nacional do Parlamento dos Jovens
O Colégio do Castanheiro, a Escola Secundária Antero de Quental, a Escola Secundária Vitorino Nemésio e a Escola Secundária Domingos Rebelo foram hoje eleitas para representarem o Círculo dos Açores na sessão nacional do ensino secundário do Parlamento dos Jovens. As quatro escolas secundárias foram as mais votadas, durantes a sessão regional, que teve lugar durante o dia de hoje na sala do Plenário da sede da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.
O tema “Saúde mental nos jovens. Que desafios? Que respostas?” foi debatido ao longo do dia por setenta e três de 32 escolas secundárias e profissionais da Região.
O projeto base apresentado pelas alunas Ana Beatriz Pereira e Catarina Frederico da Escola Secundária Vitorino Nemésio, eleito ao início da tarde com 32 votos, foi discutido depois em sede de comissão, dando origem ao Projeto de Recomendação do Círculo dos Açores, que será apresentado na sessão nacional, agendada para os dias 29 e 30 de maio, na Assembleia da República.
Nesta sessão de hoje foi também eleito o porta-voz do grupo que representará os Açores na sessão nacional, tendo a missão sido confiada ao aluno Sebastião da Silva, do Colégio do Castanheiro.
Após a cerimónia de abertura da sessão regional, presidida pelo Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Luís Garcia, os jovens deputados tiveram a oportunidade de colocar perguntas aos convidados presentes, nomeadamente, ao Deputado à Assembleia da República, Francisco César (PS), à Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, Maria João Carreiro, e aos Deputados do Parlamento regional, Flávio Gomes (PSD), Vera Pires (BE) e Gustavo Alves (PPM).
Destaque ainda para os resultados do Concurso Euroscola, realizado ontem à noite no Plenário da sede da Assembleia Legislativa, com a participação de nove escolas e dezoito alunos.
O trabalho apresentado pelos alunos Matilde Pedro e Francisco Colaço, da Escola Secundária Manuel de Arriaga, foi o mais votado pelos membros do júri desta sessão, constituído pela Procuradora do Ministério Público da Comarca da Horta, Rita Sousa, pelo Inspetor Regional da Inspeção Administrativa Regional, da Transparência e do Combate à Corrupção, Francisco Lima, e pela Vereadora da Câmara Municipal da Horta, Maria Antónia Dutra.
Recorde-se que o Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República, que na região se realiza em parceria com a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e com o Governo Regional, com o objetivo de educar os estudantes portugueses para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política.
Horta, 21 de março de 2023
Presidente da ALRAA felicita prestação dos alunos açorianos do ensino básico na sessão nacional do Parlamento dos Jovens
O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, felicitou a prestação dos alunos do ensino básico que representaram o Círculo dos Açores na sessão nacional do Parlamento dos Jovens, que terminou ontem na Assembleia da República, em Lisboa.
No final do dia de ontem, o Presidente Luís Garcia falou com todos os professores responsáveis pela comitiva dos Açores, a quem transmitiu “os parabéns pela forma exemplar como os alunos representaram a Região e as suas escolas”.
O Presidente do Parlamento açoriano enalteceu ainda a proatividade e a dedicação dos jovens participantes neste projeto, na qualidade de futuros agentes promotores do diálogo e da consensualização que caracterizam o processo democrático.
No primeiro dos dois dias de trabalho que decorreram na Assembleia da República, oito alunos da Escola Secundária Domingos Rebelo, da Escola Secundária Vitorino Nemésio, da Escola Básica 2,3/S das Lajes do Pico e da Escola Básica 2,3/S Cardeal Costa Nunes, debateram, em sede de comissão, o projeto de resolução aprovado na sessão regional do Parlamento das Jovens de 20 de março deste ano, sobre o tema Saúde Mental nos Jovens: Que desafios? Que respostas?.
Já a reunião plenária dos jovens alunos teve lugar durante o dia de ontem, com as intervenções do Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, do Ministro da Educação, João Costa, e do Presidente da Comissão de Educação e Ciência, Deputado Alexandre Quintanilha, e prosseguindo com a já habitual ronda de perguntas aos Deputados à Assembleia da República.
A recomendação aprovada ontem pelos jovens deputados será agora analisada pela Comissão de Educação e Ciência do Parlamento, sendo depois publicadas na página oficial do Parlamento dos Jovens as medidas que venham a ser tomadas pelo Governo e pelos Grupos Parlamentares nesse âmbito.
Na edição deste ano, participaram 132 alunos de 66 escolas do ensino básico eleitas nas Sessões Distritais e Regionais, acompanhados pelos seus professores e pelos jornalistas candidatos ao Prémio Reportagem 2023.
Horta, 10 de maio de 2023
Créditos das fotografias: Assembleia da República
MULTIMÉDIA
- Agenda da Sessão Regional do Parlamento dos Jovens - Ensino básico
- Lista dos Deputados do ensino básico
- Agenda da Sessão Regional do Parlamento dos Jovens - Ensino secundário
- Lista dos Deputados do ensino secundário
- Agenda do Concurso Euroscola
- Lista dos concorrentes ao Concurso Euroscola
- Nota Informativa da Presidência da ALRAA - Assembleia Legislativa recebe Sessões Regionais do Parlamento dos Jovens a 20 e 21 de março
- Nota de Imprensa da Presidência da ALRAA - Presidente da Assembleia exorta jovens a ajudar no “combate à pandemia da saúde mental”
- Nota de Imprensa da Presidência da ALRAA - Escolas do Pico, Terceira e São Miguel vão representar os Açores na sessão nacional do Parlamento dos Jovens
- Nota de Imprensa da Presidência da ALRAA - Presidente da Assembleia apela a jovens do secundário para que prossigam estudos nos Açores e depois regressem às suas ilhas
- Nota de Imprensa da Presidência da ALRAA - Secundárias de São Miguel e da Terceira vão representar os Açores na sessão nacional do Parlamento dos Jovens
- Nota de Imprensa - Presidente da ALRAA felicita prestação dos alunos açorianos do ensino básico na sessão nacional do Parlamento dos Jovens
Outros anos: 2023/2024 - 2022/2023 - 2021/2022 - 2019/2021 - 2018/2019 - 2017/2018 - 2016/2017 - 2015/2016 - 2014/2015 - 2013/2014 - 2012/2013 - 2012 - 2011 - 2010 - 2009 - 2008 - 2007 - 2005 - 2004 - 2003 - 2000 - 1996