O Presidente da Assembleia Legislativa dos Açores, Luís Garcia, é o novo representante de Portugal no Comité Permanente da Conferência das Assembleias Legislativas Regionais da Europa (CALRE), que teve hoje a sua primeira reunião deste ano, realizada a partir da cidade belga de Namur.

Findo o seu mandato como Vice-Presidente da CALRE 2021, o Presidente da Assembleia Legislativa dos Açores substitui agora o seu homólogo da Madeira, José Manuel Rodrigues, no cargo de Representante das assembleias regionais portuguesas naquele organismo europeu, que a partir de hoje passa a ser presidido pelo belga Jean-Claude Marcourt, Presidente do Parlamento da Valónia.

O Presidente Luís Garcia, que participou na reunião por videoconferência a partir da Horta, assumiu o seu lugar na defesa dos interesses de Portugal junto dos seus congéneres europeus, instando também os membros da CALRE a manter aceso o debate sobre o futuro do projeto europeu, mesmo depois de finda a Conferência Sobre o Futuro da Europa, que deverá terminar na Primavera.

“Devemos prosseguir o seu espírito e os seus objetivos de envolver cada vez mais os cidadãos, sobretudo os mais jovens, na construção do projeto europeu”, afirmou o Presidente Luís Garcia, sublinhando que “é uma forma de legitimar e consolidar o futuro da União Europeia e construir uma identidade europeia”.

A reunião do Comité Permanente da CALRE teve lugar depois da cerimónia oficial de transição entre Presidências, e marca o arranque de um novo ciclo naquele organismo europeu, que durante os últimos dois anos teve a sua atividade presencial limitada por causa da pandemia.

O Presidente da Assembleia Legislativa dos Açores aproveitou ainda a ocasião para saudar “o difícil trabalho dos parlamentos regionais europeus em período de pandemia, saudando de forma especial o Presidente cessante, Gustavo Matos, de quem foi Vice-Presidente, lembrando que ocupou o cargo num dos períodos mais difíceis de gerir os trabalhos da CALRE.


Horta, 28 de janeiro de 2022

(versão p/impressão)