A Violência Doméstica e no Namoro: da Sensibilização à Ação! constituiu o tema da Sessão Regional da 25.ª edição do Parlamento dos Jovens do Ensino Básico, que se realizou durante o dia de hoje, na sede da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

O projeto base apresentado pela Escola Secundária Vitorino Nemésio foi o eleito pela maioria dos jovens representantes das Escolas dos Açores. Posteriormente decorreu o debate em sede de Comissão, onde os Jovens Deputados tiveram a oportunidade de apresentar várias propostas de alteração ao projeto-base que, depois de votado, resultou no documento final que será apresentado pelo círculo dos Açores na Sessão Nacional, a decorrer na Assembleia da República, nos próximos dias 4 e 5 de maio.

A Escola Secundária Vitorino Nemésio, a Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade, a Escola Secundária Domingos Rebelo e a Escola B1, 2, 3/S Mouzinho da Silveira foram eleitas para representar o Círculo dos Açores na Sessão Nacional. Gonçalo Matos, da Escola Secundária Vitorino Nemésio, foi o aluno eleito porta-voz da delegação regional. Quanto ao tema proposto para a edição do Parlamento dos Jovens do próximo ano, o mais votado foi o Sistema Educativo Português apresentado pela Escola Secundário Vitorino Nemésio.

Todas as medidas apresentadas pelos jovens deputados do Ensino Básico podem ser consultadas no sítio da Assembleia Legislativa www.alra.pt.

Horta, 9 de março de 2020.

(versão p/impressão)