A Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores alertou os jovens do ensino secundário para o flagelo do aquecimento global e das consequências negativas das alterações climáticas para o futuro do planeta, apelando à consciencialização responsável e a uma ação positiva no combate destes fenómenos.

No discurso de abertura da Sessão Regional do Parlamento dos Jovens do ensino secundário, Ana Luís defendeu a importância das políticas estratégicas na área do ambiente, referenciado o caso dos Açores, onde existe uma grande aposta e investimento ao nível do processamento de resíduos e, sobretudo, na utilização das energias renováveis.

As Alterações Climáticas: Reverter o Aquecimento Global é o tema em discussão, durante o dia de hoje, por 75 alunos do ensino secundário, de escolas de todas as ilhas do arquipélago, na sede da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, no âmbito da Sessão Regional do Programa Parlamento dos Jovens.

Durante um dia, os alunos eleitos nas Sessões Escolares, assumem as funções de deputado no Parlamento Açoriano para aprovação do Projeto Recomendação e eleição dos deputados que irão representar o Círculo dos Açores na Sessão Nacional na Assembleia da República.

Nesse sentido, a Presidente da Assembleia relembrou a importância da participação cívica e ativa dos jovens no exercício da democracia, alertando-os para os efeitos negativos, que uma elevada taxa de abstenção representa e apelando ao voto como voz ativa, destemida e contributiva no caminho de uma sociedade mais justa e equilibrada.

Horta, 19 de março de 2019

(versão p/impressão)