A sede da Assembleia Legislativa acolhe, nos próximos dias 18 e 19 de março, os alunos do ensino básico e secundário das escolas de todas as ilhas dos Açores, que foram eleitos para participarem nas Sessões Regionais do Parlamento dos Jovens 2019.

Este é o resultado de todo um trabalho que foi desenvolvido nas escolas nos últimos meses e que culminou com a eleição dos seus representantes para, por um dia, assumirem as funções de deputado no Parlamento Açoriano e, posteriormente, na Assembleia da República.

O tema a debater pelos 50 alunos do ensino básico e pelos 75 alunos do secundário versa sobre as Alterações Climáticas em duas vertentes: Salvar os Oceanos será o mote de debate dos jovens do ensino básico e Reverter o Aquecimento Global será o centro da discussão dos alunos do secundário.

Durante as sessões os jovens são confrontados com o processo parlamentar e com todas as regras inerentes ao debate democrático. No decorrer dos trabalhos, os alunos deputados aprovam entre eles os Projetos de Recomendação para submeter à Sessão Nacional e elegem os deputados que os vão representar na Assembleia da República.

As sessões regionais contam também com a participação de oito jovens jornalistas, candidatos ao prémio Reportagem Parlamento dos Jovens – Açores, sendo 3 do ensino básico e 5 do secundário.

No dia 18 de março, pelas 20h30, decorrerá o concurso Euroscola, subordinado ao tema Eleições Europeias 2019: assumir responsabilidades e escolher o futuro, que conta com a participação de 10 alunos, de 5 escolas açorianas.

O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República, em parceria com a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e o Governo Regional dos Açores.

Horta, 14 de março de 2019

(versão p/impressão)