A Presidente da Assembleia Legislativa recebeu, na sede do Parlamento açoriano, os jovens da Escola Básica e Integrada da Horta, da Escola Secundária Manuel de Arriaga e da Escola Profissional da Horta, participantes na Assembleia de Crianças da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Horta, que este ano debateram o tema “Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens”, no âmbito da comemoração da IX Semana dos Direitos.

Durante a Sessão de Abertura, a Presidente da Assembleia Legislativa não só sublinhou a importância da cooperação internacional, do entendimento entre os Estados e da participação da sociedade civil na resposta às inúmeras violações dos direitos humanos que ameaçam milhares de pessoas e que exigem um desafio permanente na promoção e proteção desses mesmos direitos, como também destacou o papel determinante do Estado no incremento da proteção destes direitos ao desenvolver iniciativas e ao criar mecanismos, tais como as “equipas multidisciplinares e interinstitucionais que são fundamentais para o processo de proteção e promoção, processo que passa por identificar os problemas, proporcionar assistência e os serviços prestados, pelo exercício do direito e cumprimento da lei”.

No dia em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Presidente Ana Luís assinalou, igualmente, as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres, tendo destacado a problemática da violência doméstica contra a mulher,  um tema que deve ocupar a agenda nacional e internacional, e a importância da escola e da educação formal no combate a comportamentos estereotipados.

Ana Luís concluiu exortando os jovens parlamentares a serem cidadãos ativos no combate a este tipo de comportamentos, incitando a ações de solidariedade e ao respeito pelo próximo, independentemente do seu género, origem étnica, crença política e religiosa.

Horta, 8 de março de 2019

Vídeos - Registo Fotográfico