Tema para o Ensino Básico: ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS: Salvar os Oceanos
Tema para o Ensino Secundário: ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS: Reverter o Aquecimento Global

 

Sessão Escolar do Ensino Básico e do Ensino Secundário: 24 de agosto de 2018 a 22 fevereiro de 2019
Sessão Regional do Ensino Básico: 18 de março de 2019
Sessão Regional do Ensino Secundário: 19 de março de 2019
Sessão Nacional do Ensino Básico: 6 e 7 de maio de 2019
Sessão Nacional do Ensino Secundário: 20 e 21 de maio de 2019


  

Os jovens deputados da Escola Básica 2, 3/S Bento Rodrigues, da Escola Secundária Vitorino Nemésio e da Escola Secundária da Ribeira Grande foram eleitos para representar a Região Autónoma dos Açores, na Sessão Nacional do Programa Parlamento dos Jovens, a 20 e 21 de maio, na Assembleia da República.

Durante o dia de hoje, 75 alunos do ensino secundário de todas as ilhas do arquipélago, debateram o tema das Alterações Climáticas: Reverter o Aquecimento Global, na sede da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

Da parte da manhã, os jovens deputados votaram, na generalidade, os projetos base, tendo sido eleito o da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz da Graciosa, com 42 votos. À tarde, o projeto foi sujeito a apreciação e debate em sede de Comissão e votado na especialidade, resultando num documento final que será apresentado no Parlamento.

Na mesma sessão foi eleita a aluna Ana Fagundes, da Escola Secundária Vitorino Nemésio, como porta-voz da delegação açoriana à Assembleia da República e escolheu-se como tema a propor para edição do próximo ano a Reformulação do Ensino, sob proposta da Escola Básica 2, 3/S Mouzinho da Silveira (Corvo).

No final do dia de ontem, decorreu, também, na sede do Parlamento Açoriano, o Concurso Euroscola, subordinado ao tema Eleições 2019: assumir responsabilidades e escolher o futuro, que contou com a participação de cinco escolas, sagrando-se vencedor, o projeto da Escola Secundária Antero de Quental, da autoria das alunas Maria Botelho e Margarida Silva, que irão representar os Açores na Sessão Nacional 2019.

As medidas apresentadas pelos jovens deputados do ensino secundário podem ser consultadas no sítio da Assembleia Legislativa, em www.alra.pt.

Horta, 19 de março de 2019

(versão p/impressão)

 


 

A Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores alertou os jovens do ensino secundário para o flagelo do aquecimento global e das consequências negativas das alterações climáticas para o futuro do planeta, apelando à consciencialização responsável e a uma ação positiva no combate destes fenómenos.

No discurso de abertura da Sessão Regional do Parlamento dos Jovens do ensino secundário, Ana Luís defendeu a importância das políticas estratégicas na área do ambiente, referenciado o caso dos Açores, onde existe uma grande aposta e investimento ao nível do processamento de resíduos e, sobretudo, na utilização das energias renováveis.

As Alterações Climáticas: Reverter o Aquecimento Global é o tema em discussão, durante o dia de hoje, por 75 alunos do ensino secundário, de escolas de todas as ilhas do arquipélago, na sede da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, no âmbito da Sessão Regional do Programa Parlamento dos Jovens.

Durante um dia, os alunos eleitos nas Sessões Escolares, assumem as funções de deputado no Parlamento Açoriano para aprovação do Projeto Recomendação e eleição dos deputados que irão representar o Círculo dos Açores na Sessão Nacional na Assembleia da República.

Nesse sentido, a Presidente da Assembleia relembrou a importância da participação cívica e ativa dos jovens no exercício da democracia, alertando-os para os efeitos negativos, que uma elevada taxa de abstenção representa e apelando ao voto como voz ativa, destemida e contributiva no caminho de uma sociedade mais justa e equilibrada.

Horta, 19 de março de 2019

(versão p/impressão)

 


 

A sede da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, acolheu durante o dia de hoje, a Sessão Regional do Parlamento dos Jovens, destinada aos alunos do ensino básico, subordinada ao tema Alterações Climáticas: Salvar os Oceanos.

Durante a manhã, os jovens deputados votaram, na generalidade, as recomendações apresentadas, tendo a Escola Básica 2, 3 Secundária de Vila Franca do Campo recolhido a maioria dos votos (36). A mesma recomendação foi sujeita a apreciação e debate em sede de comissão, votada na especialidade, durante o período da tarde, resultando num documento final que será apresentado na Sessão Nacional, nos dias 6 e 7 de maio, na Assembleia da República.

A Região Autónoma dos Açores será representada na Sessão Nacional, pelos jovens deputados da Escola Secundária Antero de Quental (São Miguel), da Escola  Básica 2, 3/S Cardeal Costa Nunes (Pico), da Escola Básica 2, 3/S de Vila Franca do Campo (São Miguel), tendo sido eleita a jovem deputado Frederica Pacheco, da Escola Secundária Antero de Quental, porta-voz da delegação dos Açores. Na sequência da votação, são suplentes a Escola Básica António José de Ávila (Faial) e a Escola Básica 1, 2 e 3/JI do Topo (São Jorge).

Nesta sessão, os jovens deputados elegeram o Ensino Informatizado – financiamento governamental para aquisição individual de equipamentos, da Escola Secundária Antero de Quental (São Miguel) como proposta de tema para a próxima edição do Parlamento dos Jovens.

Para mais informações sobre as medidas apresentadas pelos jovens do ensino básico, consulte o sítio da Assembleia Legislativa, em www.alra.pt.

Horta, 18 de março de 2019

(versão p/impressão)

 


  

 

A Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores desafiou os alunos do ensino básico, que participam na Sessão Regional do Programa Parlamento dos Jovens, a serem os agentes da mudança no combate às alterações climáticas.

No discurso de abertura da sessão, Ana Luís alertou os jovens deputados para as consequências nefastas, que algumas práticas do quotidiano podem trazer ao planeta, e apontou exemplos de alguns gestos diários, como a separação seletiva de resíduos, podem marcar a diferença explicando que “essa pequena ação, mesmo a nível local, terá sempre impacto ao nível global.”

O tema das Alterações Climáticas: Salvar os Oceanos é debatido durante o dia de hoje por 50 alunos do ensino básico de todas as escolas dos Açores. Durante um dia, os jovens eleitos nas sessões escolares, assumem as funções de deputado no Parlamento Açoriano.

Nesse sentido, Ana Luís realçou o grau de exigência e de responsabilidade que os alunos deputados assumem neste dia, pela relevância do tema em debate e pela oportunidade que lhes foi dada de “vivenciar o trabalho de um deputado e da importância do Parlamento enquanto base de um regime democrático e plural”.

A Presidente do Parlamento Açoriano terminou o discurso com uma referência às declarações do Secretário-geral da Organização das Nações Unidas, sobre as mudanças a fazer pela salvaguarda das gerações futuras, pedindo aos jovens que cuidem e que se preocupem com o presente em prol de futuro melhor.

Horta, 18 de março de 2019

(versão p/impressão)

 


 

MULTIMÉDIA

Vídeos e fotos da Sessão Regional

 


 

 

PRÉMIO “REPORTAGEM PARLAMENTO DOS JOVENS – AÇORES”

  

 

  • 2.ª Fase do Concurso
    • Terá inicio de acordo com o n.º 2 do Artigo 7.º do Regulamento.

 

 

 

 


 

 

 


Outros anos: 2017/20182016/2017 - 2015/2016 - 2014/2015 - 2013/2014 - 2012/2013 - 2012 - 2011 - 2010 - 2009 - 2008 - 2007 - 2005 - 2004 - 2003 - 2000 - 1996