Sessão Escolar do Ensino Básico e do Ensino Secundário: 24 de agosto de 2017 a 16 fevereiro de 2018
Sessão Regional do Ensino Básico: 5 de março de 2018 e Sessão Regional do Ensino Secundário: 6 de março de 2018
Sessão Nacional do Ensino Básico: 16 e 17 de abril de 2018 e Sessão Nacional do Ensino Secundário: 14 e 15 de maio de 2018

 


 

 Parlamento dos Jovens, Sessão Regional - 05 e 06 de março de 2018

 

 

Ana Luís convida os jovens açorianos a terem um papel ativo na defesa e aplicação da igualdade entre os seus pares

 

“Espero que esta experiência seja por vós recordada como mote para uma participação cívica ativa em prol da nossa Região”, proferiu Ana Luís na sessão de abertura da Sessão Regional do Parlamento dos Jovens, que durante o dia de hoje, acolhe os alunos dos ensinos secundário e profissional, na sede do Parlamento Açoriano, para aprofundarem a temática “Igualdade de Género. Um Debate para todos”.

Durante o debate, os jovens deputados, irão refletir sobre a importância que a igualdade de género assume na sociedade, e as medidas que deverão ser implementadas para se construir uma sociedade melhor.

Num mundo em constante mudança, que se pretende mais justo e igual para todos, os jovens têm um papel fundamental na defesa e na promoção da igualdade de direitos e oportunidades para todos na sociedade em que se inserem.

 

 

“A sociedade onde hoje vivemos é muito complexa, a forma como hoje nos relacionamos mudou e a informação está mais acessível, o que não significa que toda a informação a que temos acesso seja correta e rigorosa” –  afirmava Ana Luís com o objetivo de estimular a leitura e a reflexão dos jovens sobre este e outros temas, tendo em conta que só assim nos é permitido criar uma opinião própria e bem alicerçada.

A Presidente do Parlamento também instigou os Jovens Deputados a questionarem sempre, a contrariarem o que não é justo, a ousarem mudar as mentalidades que estigmatizam e, por fim, fez um apelo aos presentes, e em especial aos jovens, para que estes primem as suas ações pelo respeito ao próximo.

Ana Luís congratulou, ainda, os professores e sobretudo os alunos pelo brilhante desempenho demonstrado ao longo de todo o processo que culminou com a eleição e apresentação dos seus trabalhos, no Parlamento Açoriano.

Horta, 6 de março de 2018.

 


 

Eleitos os representantes do Círculo dos Açores do Ensino Secundário para a Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens

 

“Igualdade de Género. Um debate para todos”, à semelhança do Ensino Básico, constituiu o tema da Sessão Regional do Parlamento dos Jovens do Ensino Secundário, que se realizou durante o dia de hoje, na sede da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

O projeto base apresentado pela Escola Secundária de Vila Franca do Campo foi o eleito pela maioria dos jovens representantes das Escolas dos Açores. Posteriormente decorreu o debate em sede de Comissão, onde os Jovens Deputados tiveram a oportunidade de apresentar várias propostas de alteração ao projeto-base que, depois de votado, resultou no documento final que será apresentado pelo círculo dos Açores na Sessão Nacional, a decorrer na Assembleia da República, nos próximos dias 14 e 15 de maio.

A Escola Básica e Secundária de Vila Franca do Campo, a Escola Secundária Vitorino Nemésio, a Escola Secundária Tomás de Borba e a Escola Básica e Secundária da Graciosa foram as escolas eleitas e as quais irão representar a Região Autónoma dos Açores na referida Sessão Nacional. Ana Fagundes, da Escola Secundária Vitorino Nemésio, foi a aluna eleita porta-voz da delegação dos Açores.

 

  

No final do dia de ontem, decorreu, também, na sede do Parlamento Açoriano, o Concurso Euroscola, este ano também subordinado ao mesmo tema do Parlamento dos Jovens, tendo contado com a participação de 13 Escolas, sagrando-se vencedor, entre os projetos apresentados, o projeto da Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico, o qual representará os Açores na Sessão Nacional 2018.

Todas as medidas apresentadas pelos jovens deputados do Ensino Secundário podem ser consultadas no sítio da Assembleia Legislativa www.alra.pt

Horta, 6 de março de 2018.

 


 

Igualdade de Género significa igualdade de direitos e oportunidades para todos, defende Ana Luís

 

“É com imenso agrado e alegria que, passado mais um ano, vejo este Parlamento novamente repleto de juventude das nossas nove ilhas” - proferia hoje a Presidente da Assembleia Legislativa, por ocasião da abertura da Sessão Regional do Parlamento dos Jovens, do Ensino Básico.

Para Ana Luís, existem áreas em que a desigualdade e discriminação de género é bastante visível, por isso, para a Presidente do Parlamento, há que continuar a investir em sectores primordiais como a saúde, a educação e o mercado de trabalho.

 

 

A Presidente da Assembleia dava assim o mote ao tema de debate do Parlamento dos Jovens de 2018 “Igualdade de Género. Um Debate para todos”, recordando aos jovens açorianos que a igualdade de género está intrinsecamente ligada à questão da cidadania, pois implica direitos, mas também deveres, razão pela qual, devemos todos, individualmente, desenvolver ações positivas baseadas na solidariedade e no respeito pelo outro.

“A minha mensagem para vós é que, enquanto jovens que pensam diferente e agem de uma forma muito própria, permitam que a palavra igualdade seja aplicada na sua plenitude, para que o vosso tempo seja aquele em que se concretize uma efetiva mudança de mentalidades no que à igualdade de género diz respeito!”, concluiu a Presidente Ana Luís.

Horta, 5 de março de 2018.

 


 

Eleitos os Jovens Deputados que irão representar os Açores na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens

 

Decorreu ao longo do dia de hoje, na sede da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, a Sessão Regional do Parlamento dos Jovens, destinado aos alunos do ensino básico, cujo tema recaiu sobre a igualde de género.

Na generalidade, a Escola Básica e Secundária Cardeal Costa Nunes foi quem recolheu a maioria da votação nas recomendações apresentadas, as quais, depois de sujeitas a apreciação e debate em sede de Comissão, foram votadas na especialidade, resultando no documento final que será apresentado pelo círculo dos Açores na Sessão Nacional, a decorrer nos próximos dias 16 e 17 de abril, na Assembleia da República.

A Região Autónoma dos Açores será representada na referida Sessão Nacional, pelos Jovens Deputados da Escola Secundária Antero de Quental (S. Miguel), da Escola Secundária Vitorino Nemésio (Terceira), da Escola Básica e Secundária Cardeal Costa Nunes (Pico), da Escola Básica e Secundária de Vila Franca do Campo (S Miguel). Na sequência da votação, são suplentes a Escola Secundária Manuel de Arriaga (Faial) e a Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico.

 

 

A Delegação dos Açores elegeu como seu porta-voz a aluna Frederica Pacheco, da Escola Secundária Antero de Quental, e para a próxima edição do Parlamento dos Jovens irá propor o tema “combate aos problemas ambientais”, apresentada pela Escola Básica e Secundária Padre Maurício de Freitas (Flores).

Todas as medidas apresentadas pelos Jovens Deputados do Ensino Básico podem ser consultadas no sítio da Assembleia Legislativa www.alra.pt.

Horta, 5 de março de 2018.

 


 

MULTIMÉDIA

Vídeos e fotos da Sessão Regional
 
 
 
 

 

 


 

PRÉMIO “REPORTAGEM PARLAMENTO DOS JOVENS – AÇORES”

 

 

  • 2.ª Fase do Concurso
    • Terá inicio de acordo com o n.º 2 do Artigo 7.º do Regulamento.

 

 

 


 

 

 

 


Outros anos: 2016-2017 - 2015/2016 - 2014/2015 - 2013/2014 - 2012/2013 - 2012 - 2011 - 2010 - 2009 - 2008 - 2007 - 2005 - 2004 - 2003 - 2000 - 1996