O Concerto Solidário, que teve lugar na noite de 23 de novembro, foi um tributo à ilha do Pico, à cultura e à solidariedade.

A majestosa montanha – referiu a presidente da Assembleia na sua mensagem – é uma alegoria da grandiosidade açoriana. Mas sendo inspiração para tantos artistas, e mistério interpretado por diferentes ramos da ciência, é na população da ilha que reside a sua maior riqueza porque “é ela que lhe dá alma.”

É essa população moldada pelas agruras do basalto, pela fertilidade das vinhas e pela amplitude do mar que hoje homenageamos – referiu ainda a presidente dirigindo-se aos picoenses e aos açorianos em geral.

O Concerto, que se realizou com o apoio da Escola Básica e Secundária de S. Roque e da RTP Açores, teve a participação do Grupo Musical Ronda das Nove, Coro da Madalena, Grupo Coral das Lajes e Orquestra Juvenil da Escola Básica e Secundária de S. Roque.

Alguns dos mais destacados poetas e músicos do Pico, como José Enes e Manuel Emílio Porto – ambos recentemente desaparecidos -, foram igualmente homenageados, símbolos da cultura secular das nossas ilhas, que reuniu também os Grupos de Teatro Gota de Mel, Mensagem e Muitieramá.

José Martins Garcia, Manuel Tomás, Dias de Melo, Tomás da Rosa, Iracema, Almeida Firmino, Urbano Bettencourt e Sidónio Bettencourt, foram outros poetas lembrados na noite de 23 de novembro, no Pico.

Uma noite assinalada pela vontade de cumprir o dever solidário de cidadania, “com a mesma força – sublinhou a presidente - com que alguns dos nossos corajosos antepassados construíram estes espaços onde habitamos; com a mesma audácia com que outros partiram seguindo o sonho e disseminando as nossas raízes em países longínquos; e com a esperança de futuro que depositamos nas nossas ilhas de bruma”.

E foi exatamente com a canção Ilhas de Bruma, interpretada por todos os participantes, e pelo público que enchia o auditório, que o Concerto terminou em apoteose.

No Concerto Solidário, gravado pela RTP Açores, a Santa Casa da Misericórdia da Madalena foi a contemplada no sorteio entre as Instituições Particulares de Solidariedade Social.


   
 Registo Fotográfico

 

(versão p/impressão)