Parlamento Solidário é uma iniciativa da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores que visa angariar fundos e bens alimentares para distribuir por pessoas e famílias carenciadas.

O primeiro evento participado por toda a população faialense que queira contribuir é o Concerto que terá lugar no dia 21, no Teatro Faialense, às 21:30.

Os Grupos Corais Mater Dei (Juvenil e Sénior), UniSénior, Santa Catarina e Coral da Horta disponibilizaram-se a abrilhantar esta noite Solidária com música adequada à época e a sua já conhecida qualidade.

Alguns autores açorianos que poetizaram o Natal (Natália Correia, Vitorino Nemésio, Eduíno de Jesus, Daniel de Sá, Álamo Oliveira, Emanuel Félix, João Luís de Medeiros, Vasconcelos César, Lopes de Araújo e Armando Côrtes-Rodrigues) serão celebrados por vozes, música e dança, em interpretações de diferentes individualidades que oferecem, também generosamente, a sua interpretação neste Concerto Solidário.

O comércio tradicional junta-se ao evento disponibilizando prendas que serão recolhidas no dia 21. Nesse mesmo dia, quem se dirigir ao Concerto, poderá dar um pouco mais de solidariedade e levar um bem alimentar, a distribuir no dia seguinte pelas famílias carenciadas. O Instituto de Desenvolvimento Social dos Açores também se associa a esta angariação de fundos, bem como todas as organizações de solidariedade presentes no Faial.

A generosidade do ser humano é bem conhecida, especialmente quando é mais necessária. No momento atual, em que as dificuldades fazem parte das vivências diárias de muitos cidadãos, o contributo de cada um é importante. O Parlamento Solidário pretende unir todos em torno do eixo solidariedade e estar presente na vida dos faialenses com este evento simultaneamente cultural, Intergeracional e social.

Este evento tem a parceria da Câmara Municipal da Horta e da Câmara de Comércio e Indústria da Horta e do Teatro Faialense.